PUBLICIDADE

Bebida proteica x whey protein: diferenças e quando tomar

Basta adaptar essa bebida aos objetivos para ingestão tranquila

1 fev 2024 - 14h01
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Resumidamente, a bebida proteica é mais uma opção para quem preza por uma vida física ativa, ou seja, oferece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. No entanto, há quem ainda se confunde com sua ingestão e nesse sentido o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak vai orientar consumo de bebida proteica.

Bebida Proteica
Bebida Proteica
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saiba mais sobre o consumo de bebida proteica

"A bebida proteica é aceitável em qualquer hora do treino, mas eu diria que a melhor opção é consumi-la após o exercício porque nesse momento o corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes e precisa de proteínas para auxiliar na recuperação e crescimento muscular", respondeu Dereck em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Paralelamente, o nutricionista ressaltou que a bebida proteica pode ser ingerida como opção de proteína pré-treino. Ou então intra-treino em casos em que não se consegue consumir nada antes do exercício.

"Caso opte por consumi-la antes do treino, você deve esperar pelo menos 30 minutos para fazer a digestão por ser líquido a digestão é mais rápida em relação a alimentos sólidos. Quando o consumo é após o treino é ideal consumir a bebida proteica dentro de 30 minutos a 2 horas depois para otimizar a absorção e a recuperação muscular", detalhou Oak.

Outro acréscimo do profissional é que a quantidade recomendada de consumo é de acordo com as necessidades individuais. Mas que geralmente de 20 a 25g de proteína após o treino é aceito para a maioria das pessoas.

"A bebida proteica pode ser um alimento estrategicamente importante da dieta de um atleta, mas não deve ser a única fonte de proteína. É recomendável obter proteínas de diversas fontes alimentares para garantir um perfil completo de aminoácidos e nutrientes", completou o nutricionista.

O que comer junto com essa bebida?

"Uma boa opção de lanche rápido é adicionar uma porção de frutas, ou um sanduíche integral com geleia natural. Sendo uma fonte de carboidratos e proteínas", sugeriu.

Pode substituir whey protein por essa bebida?

"As bebidas podem ser uma alternativa ao whey protein, o que depende dos objetivos e preferências. Ambos fornecem proteína de qualidade, mas a bebida proteica também pode conter outros nutrientes em maior quantidade. Como carboidratos e gorduras, e por isso a escolha depende das necessidades individuais e da composição específica do produto", concluiu Dereck Oak.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade