Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Beber café no horário certo pode garantir longevidade; saiba qual é

Pesquisadores descobriram que, dependendo do momento do dia em que é consumida, a bebida ajuda a preservar a saúde do coração e a reduzir o risco de morte

16 dez 2025 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Todos os anos, surgem novos estudos que focam em identificar a quantidade diária de café capaz de beneficiar a saúde. Um novo levantamento da Tulane University, no entanto, apontou que a resposta não está no número de xícaras, mas sim no horário em que a bebida é consumida. De acordo com a pesquisa, a ingestão no período adequado do dia pode ajudar a preservar o coração e reduzir o risco de morte, garantindo longevidade.

Pesquisadores descobriram que o momento do dia em que o café é consumido pode preservar a saúde do coração e reduzir o risco de morte
Pesquisadores descobriram que o momento do dia em que o café é consumido pode preservar a saúde do coração e reduzir o risco de morte
Foto: Canva Equipes/ROM CREATOR / Bons Fluidos

Descubra o momento ideal para tomar café

Para a essa conclusão, os cientistas norte-americanos analisaram históricos médicos e alimentares de 40.725 adultos. As informações, coletadas entre 1999 e 2018, estavam disponíveis na 'Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição' dos EUA. Além disso, utilizaram questionários de 1.463 pessoas, que detalharam, por sete dias, sua dieta, principalmente o consumo de bebidas.

Em seguida, separaram a ingestão de café em três períodos, sendo a manhã das 4h às 11h59, a tarde das 12h às 16h59 e a noite das 17h às 3h59. Dessa forma, o estudo, publicado na revista científica European Heart Journal, identificou que os indivíduos que consumiram o líquido no começo do dia apresentaram 16% menos chance de morrer por qualquer causa, em comparação com quem não possui o hábito.

Ademais, esse grupo ainda reduziu em até 31% a probabilidade de óbitos associados a doenças cardiovasculares. De acordo com a pesquisa, esses efeitos ocorreram no caso daqueles que tomaram mais de três xícaras por dia. Já ingestão diária de apenas uma, demonstrou uma diminuição significativamente menor do risco. "Uma explicação possível é que consumir café à tarde ou à noite pode interromper os ritmos circadianos e os níveis de hormônios como a melatonina. Isso, por sua vez, leva a mudanças nos fatores de risco cardiovascular, como inflamação e pressão arterial", explicou o autor principal Lu Qi, em comunicado.

Em contraposição, a ingestão matina se mostrou benéfica para a saúde do coração. No entanto, segundo o pesquisador, ainda são necessárias outras análises "para validar descobertas em outras situações". "Precisamos de ensaios clínicos para testar o impacto potencial de mudar o horário do dia em que as pessoas tomam café", conclui.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade