PUBLICIDADE

Banana emagrece mesmo? Veja os principais benefícios da fruta

Essa fruta é reconhecida por ser uma boa fonte de energia

16 fev 2024 - 13h31
(atualizado às 21h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A banana é o tipo de fruta que dá para ser saboreada em qualquer hora do dia. Acessível, com preço camarada e que dá aquela energia para os nossos compromissos diários. Ainda assim, o seu consumo desperta dúvida, exemplo: banana emagrece mesmo? Veja os principais benefícios da fruta.

Banana
Banana
Foto: Shutterstock / Sport Life

As vantagens da banana

Versatilidade

"Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino. Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico", afirma o nutricionista Arthur Mendonça.

Equilíbrio

Tudo aquilo que é em excesso faz mal, isto é, vale a pena saber qual é o consumo para não enfrentar nenhum problema. Arthur traça um comparativo com a sua sugestão.

"Bananas em geral fornecem em torno de 20g de carboidratos em 100g de alimento. Então, uma porção de banana por dia se enquadra bem no saldo calórico da maior parte da população. Já um cacho talvez não", explica.

Combinação

Essa fruta dá para ser combinada na hora de ingerir iogurte, pasta de amendoim, aveia e entre outros alimentos saudáveis. Se um sujeito é diabético, o consumo pode ser feito com fibras e proteínas, exemplos: cacau, chia, linhaça, aveia, ovos ou até com suplemento whey.

"As proteínas e fibras ajudam a diminuir o índice glicêmico do carboidrato da banana e fazendo com que não ocorra uma liberação acentuada de insulina", conclui.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade