PUBLICIDADE

Quer viver mais? Hábito japonês que não é dieta nem exercício pode ser o segredo

Prática japonesa bastante simples pode ser ainda mais certeira para prolongar a vida

19 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os japoneses são um dos povos mais longevos do mundo e, por incrível que pareça, grande parte desse segredo se baseia em estar em contato com a natureza. A prática conhecida como Shinrin-yoku, ou 'banho de floresta', tem diversos benefícios para a saúde física e mental.

Não é novidade que os japoneses são um dos povos mais longevos do mundo e que, durante muito tempo, foram feitas inúmeras pesquisas e estudos para descobrir qual o segredo desta população para viver mais.

Uma das principais razões, por incrível que pareça, não tem nada a ver com dietas ou exercícios; é mais simples do que isso. 

Nem exercícios, nem dieta: descubra o "segredo" da longevidade dos japoneses
Nem exercícios, nem dieta: descubra o "segredo" da longevidade dos japoneses
Foto: janiecbros

O hábito que ajuda os japoneses a viverem mais é o costume de estarem sempre em contato com a natureza. A prática é conhecida como Shinrin-yoku e significa "banho de floresta" – basicamente, esta prática consiste em ficar em contato com a natureza o máximo de tempo que puder. 

E nem é papo de doido! Vários estudos já comprovaram a eficácia deste hábito, e uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, analisou um grupo de pessoas durante uma caminhada pela natureza e concluiu que o hormônio do estresse dos participantes reduziu em 12,4% e a pressão arterial em 1,4% depois do "banho de floresta".

Banho de floresta, a terapia japonesa que reduz o estresse Banho de floresta, a terapia japonesa que reduz o estresse

Vale lembrar que a Shinrin-yoku também ajuda na redução dos níveis de estresse, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde física. Está esperando o quê para começar?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade