PUBLICIDADE

O que dá mais resultado no treino: aumentar carga ou fazer mais repetições?

Levantar mais peso do que o corpo está acostumado pode causar lesões; especialistas dão dicas

3 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Uma dúvida que toma conta das academias é: "será que terei mais resultado, se aumentar a carga do meu treino, ou se eu fizer mais repetiçôes"? O questionamento é válido, mas também perigoso. Levantar mais peso e reforçar os treinos pode sim contribuir para um resultado melhor e, em certas situações, até mais rápido, mas também pode levar a lesões.

6 benefícios da atividade física para a imunidade 6 benefícios da atividade física para a imunidade

Por isso, a resposta deve sempre considerar a opinião de profissionais, que acompanham o treino de cada pessoa. 

Benefícios

O que dá mais resultado no treino? Aumentar carga ou fazer mais repetições?
O que dá mais resultado no treino? Aumentar carga ou fazer mais repetições?
Foto: dardespot

Especialistas apontam que elevar a carga pode ser benéfico para quem busca hipertrofia, uma vez que, após puxar mais peso, o corpo remenda pequenas lesões nos músculos, levando a um aumento do tamanho dos músculos. Já garantir mais repetições pode elevar a condição de saúde dos músculos e do organismo, a longo prazo. 

Riscos de aumentar o peso e fazer mais repetições

Aumentar o peso ou as repetições dos exercícios sem a orientação de um profissional pode trazer vários riscos à saúde e à integridade física, segundo explica o ortopedista especializado em coluna e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte (NOT), Daniel Oliveira.

"Entre eles, lesões musculares e articulares, sobrecarga dos músculos, tendões e articulações e levar a estiramentos, rupturas ou outras lesões. Isso pode aumentar também o risco de fraturas por estresse devido à sobrecarga excessiva sobre os ossos". 

Comecei musculação com 40+; o que muda? Comecei musculação com 40+; o que muda?

Além de ter de considerar quanto o corpo pode suportar de carga, é importante lembrar que quanto maior for o peso, maior a chance de se machucar.

"Ao executar exercícios com peso excessivo ou com muitas repetições sem o devido controle e técnica e uma má postura, maiores são as chances de lesionar e, ainda, gerar uma fadiga muscular excessiva, comprometendo a recuperação e aumentando o risco de contusões", diz o médico.

Tanto o aumento da carga, quanto das repetições, pode contribuir com um corpo mais definido e uma saúde melhor, desde que os exercícios sejam feitos com segurança. "Aumento de carga e repetições é algo benéfico quando feito de forma progressiva e sob orientação de um profissional educador físico", afirma o especialista.

O fisioterapeuta esportivo Vitor Avarenga também faz um alerta: "Dores pelo corpo e desconforto podem acontecer durante o treino, mas a pessoa deve observar se essa dor continua dia a dia. Caso essa dor aumente, ela deve procurar um médico ortopedista", orienta.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade