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“Modelo bonitão está perdendo a graça", diz 'ruivo da Grazi'

Campanhas publicitárias preferem cada vez mais garotos-propagandas que façam o público rir a galãs de novela

4 set 2013 - 12h33
(atualizado em 4/9/2013 às 09h17)
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<p>O trio de atores brincou, contou piadas e posou para fotos. Ao final da reportagem, já estavam fazendo sessões de foto para a rede social Instagram e trocando contatos</p>
O trio de atores brincou, contou piadas e posou para fotos. Ao final da reportagem, já estavam fazendo sessões de foto para a rede social Instagram e trocando contatos
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Eles não têm o perfil do boneco Ken da Barbie, tampouco as características de um galã de novela, mas carisma e humor, sem dúvida, não faltam na lista de atributos desses novos rostos na mídia. Se há mais de 30 anos o ator Carlos Moreno já conquistou o público fazendo comerciais da palha de aço Bombril com graça e simpatia, hoje o perfil do ator está cada vez mais presente nas campanhas publicitárias. “Sei que não sou o tipo 'galazão', mas acho que aquele modelo bonitão já está perdendo a graça”, disse o ator João Côrtes.

<p>Em visita ao Terra, João Côrtes contou piadas e disse que já foi chamado de Lindsay Lohan por causa do cabelo</p>
Em visita ao Terra, João Côrtes contou piadas e disse que já foi chamado de Lindsay Lohan por causa do cabelo
Foto: Marcelo Pereira / Terra / Reprodução

Talvez a relação do nome à pessoa não seja instantânea, mas basta lembrar o jovem ruivo que fica “ligando e ligando” até conseguir falar com a atriz Grazi Massafera, de quem é fã, na propaganda da Vivo. “Valeu mais o perfil engraçado, que tem cara de bobo, o moleque com cara de maluco que aparece ligando para um ídolo do que o bonitão”, contou Côrtes sobre o trabalho. Para a campanha, a empresa buscava um ator na faixa dos 25 anos e mais sério, disse Côrtes, que tem 18. “Cheguei ao teste e fiz umas palhaçadas que eles adoraram. Um moleque com cara de bobão que idolatra a Grazi ficou mais engraçado”, acrescentou.

'Ruivo da Grazi' passa por transformação de visual:

Côrtes está correto na observação. Segundo o booker Dimitry Rodrigues, da Nany Azevedo Casting, “a publicidade está buscando perfis cada vez mais reais” nas agências. A tendência é global, para o diretor da agência britânica especializada em modelos e atores “fora dos padrões de beleza” Ugly Models, Marc French. “O mundo está cansado de olhar para o mesmo tipo - alto, com estrutura óssea perfeita e cabelos impecáveis – e agora as empresas estão procurando rostos mais interessantes para as campanhas, com uma representação real da sociedade”, afirmou. A Ugly Models existe desde 1969, mas foi nos últimos anos que French observou procura maior por pessoas “de beleza não convencional”.

"Escutei que tenho beleza excêntrica muito bela", diz ator:

Foram as características distintas que colocaram Alessandro Delarissa, 28 anos, na carreira de ator. Ruivo natural e com sardas, ele estava com o cabelo comprido, até a cintura, quando recebeu o cartão da agência Nany Azevedo Casting de uma backing vocal durante um show de reggae. “Tirei algumas fotos e começaram a me mandar para testes”, contou. Dez anos depois, Delarrisa estreou em papel de destaque na propaganda da OLX, e o tom como pronuncia o nome da cantora Preta Gil, que também atua na campanha, virou praticamente um meme.  “Sempre me pedem para imitar”, disse.

<p>Alessandro Delarissa na propaganda que contracena com Preta Gil e quando não está gravando</p>
Alessandro Delarissa na propaganda que contracena com Preta Gil e quando não está gravando
Foto: Marcelo Pereira / Reprodução / Terra

“O novo conceito de publicidade que está entrando me favorece, não me acho um cara bonitão, sou diferente por ser ruivo e ter uma cara engraçada”, afirmou. Para Delarissa, as propagandas estão exigindo cada vez mais do ator, com “roteiros que criam piadas sutis” e dão mais destaque à interpretação. É o caso do londrinense Wellington Rossini, 27 anos: ele criou um personagem de tanto sucesso para a série de comerciais da escola de inglês Open English, que ficou difícil sair pela Vila Madalena, bairro onde mora, sem ser parado por algum pedido para imitar o estudante de inglês.

"Sempre fui bonito", diz ator de meme "teacher":

<p>Wellington Rossini em comercial de escola de inglês e com os cabelos curtos que é seu look atual</p>
Wellington Rossini em comercial de escola de inglês e com os cabelos curtos que é seu look atual
Foto: Marcelo Pereira / Reprodução / Terra

“Não esperava a repercussão, mas o personagem cativou desde criancinha, até mãe, pai e avô. Tem gente que vem falar em inglês comigo, quando eu respondo a pessoa questiona ‘você sabe falar?’ (risos). Pensam que eu sou o personagem”, contou. “The book is on the table” e “teacher” viraram memes para as pessoas ao se referirem à propaganda. Até os cabelos cacheados Rossini teve que cortar para fazer testes de novos trabalhos sem ouvir o comentário “é o rapaz do curso de inglês”. O sucesso, na opinião do ator, vem da tendência da inserção de cada vez mais humor nas campanhas publicitárias.

Nos bastidores

O Terra recebeu o trio para uma sessão de fotos especial. Rossini chegou quase irreconhecível - como era a intenção dele – sem os cachos e bem mais sério do que o jovem que tira sarro do “cursinho on-line” do amigo. Ao encontrar Côrtes, os dois ficaram em êxtase e a troca de elogios entre os atores começou. Como o próprio londrinense se definiu, ele é “ativo e fala pelos cotovelos”. “Quando eu chego a Londrina, minha mãe já diz ‘chegou a torcida’”, contou. E na visita ao Terra não foi diferente. O “menino da Grazi”, como muitas vezes é chamado pelos fãs, mostrou seu arsenal para fazer pessoas rirem, entre piadas, tiradas e caretas. “Tem gente que diz que eu pareço a Lindsay Lohan”, falou.

O reencontro de Delarissa com Côrtes – eles interpretaram irmãos no filme Colegas – serviu para enumerar nomeações que já receberam devido ao cabelo vermelho. “Cabeça de fósforo, ferrugem, água de salsicha, Curupira, arroto de Fanta e Pica-Pau”, contaram. “Mas ser ruivo está na moda (risos)”, disse Delarissa. Apesar de fazer humor, o garoto-propaganda da OLX disse que a falta de habilidade em contar piadas é motivo de bullying por parte dos amigos e da mulher. Mas, para ele, são as pessoas que não entendem a “fórmula diferente” que ele tem para provocar o riso: “gosto de tiradinhas, de falar algo bobo para ver a reação”. 

Carreira e trabalhos

French é diretor da maior agência de modelos com perfis fora dos padrões de beleza, com mais de 1 mil agenciados. Os trabalhos têm cada vez mais procura e, segundo o diretor, os cachês podem ser iguais ou maiores do que os pagos aos “galãs de novela”. Côrtes, Rossini e Delarissa estão investindo na carreira. Com contrato de exclusividade da Vivo, Côrtes está estudando teatro e gravou cenas para o filme Lascados. Já Rossini, um “cinéfilo nerd”, como diz, está imerso em um curso de interpretação para cinema: “quero ficar meses gravando um filme, pegar um personagem e passar pela vida dele”.

Delarissa está cursando artes cênicas e seu objetivo é atuar em séries de TV. “Estudo para fazer de tudo, ser um ator versátil, mas confesso gostar do humor”, contou. A instrução é peça fundamental e o trio está no caminho certo, segundo o ator que revolucionou os comerciais de varejo com o bordão “quer pagar quanto?”, Fabiano Augusto Pinto. Aos 38 anos, há 30 ele está no teatro e já é garoto-propaganda das Casas Bahia desde 2001, contrato que terá “vida longa”, segundo ele. “São anos de batalha, tudo começa na agência, depende de o pessoal gostar de você e mandá-lo para os testes”, contou.

<p>Estudante de artes cênicas, Delarissa deu um show de malabarismo no hall do <strong>Terra</strong></p>
Estudante de artes cênicas, Delarissa deu um show de malabarismo no hall do Terra
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Augusto Pinto disse que hoje em dia “não se acredita só na beleza e o bom ator, mesmo que não seja lindo, pode passar credibilidade. Isso é bom para todo mundo”. Nos comerciais, para o ator, a fórmula engraçada funciona bem, pois consegue manter a pessoa em frente à TV. “Ninguém escolhe assistir a um comercial, está na grade da programação. Você invade as casas das pessoas, tem que segurá-las ali e dar conta do recado em 30 segundos. É muito difícil”, disse. 

Fonte: Terra
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