Xadrez faz contraponto com as estampas botânicas
A tendência de estampas para a temporada primavera-verão 2010 são as inspiradas na botânica, seja pequenas ou exageradas; em cores pastel ou em tons fortes, principalmente quando aparecem em estamparias digitais (técnica moderna em que o resultado é quase parecido à impressão de uma foto e que custa em média R$40 o metro). Pois bem, mas nem tudo é flor, folhagem, pássaros, peixes e água. Algumas grifes mostraram xadrezes, mas nada óbvios.
» Alexandre Herchcovitch
» Colcci
» Maria Bonita
» Confira a programação completa
São na verdade quadriculados, que chegam coloridos ou em dois tons, em tamanhos diferenciados ou usados misturados, na mesma peça ou em peças diferentes, mas num mesmo look. Entre os bons exemplos estão os apresentados por Alexandre Herchcovitch e por Maria Bonita. Ora em tramas feitas com várias cores, ora lembrando os xadrezes das redes de descanso. Quadradinhos também valem, definidos por linhas brancas sobre fundos de uma cor só.
Na Colcci, Gisele Bündchen abriu o desfile, com um vestido feito com faixas horizontais ou diagonais com estampas esmaecidas, sendo uma delas um tipo de xadrez rosinha que lembra o tradicional príncipe-de-gales. A marca apostou na estampa também em bermudas e camisas. Os xadrezes já vêm marcando presença em algumas coleções e, na verdade, nunca saem de moda. Dessa vez, porém, ganham ares mais quentes e joviais, que combinam tão bem com o verão.