Ficha técnica da Animale
Data de nascimento da grife: 1991
Nome do estilista: Marta Ciribelli
Pequena história da grife: A grife foi criada pelos irmãos Claudia, Gisela e Roberto Jatahy. Claudia está à frente da direção de estilo; Gisela e Roberto, na direção geral da empresa (estratégia e novos negócios). A principal estilista da marca é Marta Ciribelli e está na grife desde 2006. No mesmo ano de sua criação, a marca inaugurou sua primeira loja, no Leblon, Rio de Janeiro. Nos primeiros sete anos, cinco lojas foram abertas na capital fluminense. A partir de 1999, a Animale passa a ser comercializada em multimarcas de todo o país. Com a contratação da agência Mint, houve uma grande guinada. Luis Fiod assumiu a direção criativa da comunicação e iniciou o trabalho de reposicionamento da marca. O primeiro passo foi a elaboração de campanhas e catálogos com imagens que traduzissem à risca o novo conceito da mulher Animale: sofisticada, audaciosa, elegante e de bom gosto. Na sequência, implementou um novo núcleo (Priscilla Darolt participa deste núcleo desde sua implantação por intermédio da Mint, como estilista convidada), responsável pela linha Show da grife, e passou a integrar o line-up do Fashion Rio. Com uma estreia bombástica, a Animale ganhou reconhecimento e seus desfiles passaram a ser aguardados. A grife pode ser encontrada hoje em vários países: Dubai, Canadá, África do Sul, Portugal e Itália.
Primeiro desfile no evento: Em janeiro de 2008, com a coleção inverno 2008.
Quantas vezes desfilou no evento: Quatro desfiles (inverno 2008/ verão 2009/ inverno 2009/ verão 2010)
Fatos marcantes: Na ultima edição (inverno 2009), a grife apresentou o tecido termocrômico, que tem sua cor alterada de acordo com a luz ambiente e temperatura do corpo. A contratação de Raquel Zimmermann, a top número 1 do mundo, segundo o site models.com, para desfiles e campanhas.
Resumo das duas últimas temporadas:
Verão 2010 - Costuras irregulares, recortes vazados e aplicações de telas foram as marcas dessa coleção, que se inspirou nos instintos selvagens da mulher. Sobreposições e transparências também fizeram parte da maioria dos looks. Mais uma vez, a Animale apostou em materiais tecnológicos. Para esta coleção, a grife desenvolveu tecidos com aspecto de papel amassado, algodão com aplicação de resina, náilon com aparência de papel vegetal e entretelas de látex orgânico.
Inverno 2009 - A grife apostou na alfaiataria cheia de detalhes, como zíperes e pregas em jaquetas secas. Já as calças apresentaram um cavalo mais baixo. A sensualidade - sempre presente na grife - deu seu ar em tricôs tecnológicos e vestidos fluidos, além de referências à lingerie (barbatanas e corsets). Destaque aos tons de pele, que receberam pinceladas de rosa, roxo e amarelo.