Misture pérolas com outros materiais e ganhe um look atual
- Michelle Achkar
O lugar delas está garantido. Pérolas são clássicas e eternas. Tanto que permanecem assim mesmo se combinadas em uma produção com jeans e camiseta. Pois as misturas agora vão além e as pérolas aparecem misturadas a outros materiais. Cristais, pedras diversas, contas e outros itens até menos nobres no universo das bijuterias também são permitidos. A proposta agrada personalidades como a fashionista Sarah Jessica Parker ou a adepta do estilo hippie chic Vanessa Hudgens.
No remake da novela Ti-ti-ti, a atriz Guilhermina Guinle também usa vários colares de pérolas, no figurino criado por Marília Carneiro para sua personagem Luisa. E a peça é tão democrática que casa bem até com calça tipo cargo.
Nas marcas nacionais, há diversas opções de peças. Entre elas, as designers Elisa Stecca, Francesca Romana Diana e Patricia Centurion são algumas fãs da pedra e que também aderiram à proposta das misturas. Confira dicas das designers sobre que misturas fazer e como usar e veja alguns dos produtos disponíveis no mercado, desde bijuterias até joias valiosas e marcantes:
Aposte em misturas luxuosas como faz a designer de joias Patricia Centurion. "As pérolas tem uma gama muito grande de tamanhos, tipos, formas e cores, adoro misturá-las com outras gemas fazendo contraste ou tom sobre tom. Já misturei com moedas antigas, com ágatas cristalizadas com outros tipos de pérolas, com diamantes de diversas cores, enfim, uma diversão", disse ela, que fez um colar com pingente de coral fossilizado.
Para a designer Francesca Romana Diana, pérolas e correntes são a combinação da temporada. E outras pedras também são bem-vindas. "O legal é criar looks com estilo e isso se faz com misturas, de acordo com a personalidade de cada um. O elegante é que o resultado final esteja de acordo com o seu perfil. A pérolas ficam muito bem com correntes, sejam de ouro ou de prata. Em minhas criações, as uso misturadas com todos os tipos de pedras, em visuais mais refinados, com pedras facetadas, ou em visuais mais casuais, com pedras mais rústicas e até mesmo semilapidadas. O resultado é uma mistura leve e muito contemporânea", disse. Francesca também sugere misturar pérolas de tons diferentes, usando diversos colares juntos, unidos por meio de uma torção nas peças.
Peças clássicas podem ser transformadas com detalhes simples, como ensina Elisa Stecca. "Adoro pérolas. É a pedra do meu signo. Apesar de meu trabalho trazer muitas misturas, sou mais purista com pérolas. Acho que são muito completas e que se valorizam sozinhas. Mas acho lindo quando um colar com várias voltas é arrematado com um laço de veludo. Moderniza a peça", afirmou a designer Elisa Stecca.
Veja como usar e alguns produtos disponíveis nas lojas brasileiras