Vendedora de balas assiste a desfile e acha roupa esquisita
- Juliana Crem
- Direto do Rio de Janeiro
Ela passa despercebida por muitas pessoas que circulam com pressa pelo Píer Mauá entre um desfile e outro, correndo para pegar o melhor lugar nas salas ou para pegar o convite da próxima passarela. Mas Maria José Costa de Almeida, 64 anos, nem se importa. Está ali para vender doces e balas aos fashionistas ávidos pelas novidades da temporada outono-inverno 2012. "Eu tenho muita vontade de ver esses desfiles sim. O único desfile que eu vi foi há mais de 25 anos lá no Botafogo", contou ao Terra.
Galeria de fotos: Veja os melhores momentos da semana de moda carioca
Infográfico: Quem deve ser a nº 1 das passarelas cariocas? Vote aqui
Nesta sexta-feira (13), o azar deu lugar à sorte para a vendedora ambulante que circula pelo Píer Mauá das 16h às 23h durante todos os dias da semana de moda. Afinal, ela aceitou um convite feito pelo Terra e pela grife O Boticário e pode assistir da fila C ao desfile da grife Ághata. Foi com entusiasmo e surpresa que ela recebeu a notícia e, ansiosa, correu para ligar para o filho, que também vende doces no local, para pedir que ele cuidasse de seu tabuleiro. "Ai, ele não atende o celular. Nem gosta que eu ligue", disse aflita. Na dúvida sobre localizar o filho ou correr para a sala 1 onde o desfile começaria em menos de meia hora, Maria José não teve dúvidas e solicitou a um conhecido que olhasse o tabuleiro para ela.
Ao término do desfile, a aposentada era só sorrisos. "Achei tudo muito lindo! Tinham 11 roupas que eu gostei, mas uma delas, que tem uns pelos pra usar no frio eu não gostei. Achei feio, esquisito. Gostei muito mesmo de dois vestidos pretos, um com manguinha e outro aberto na frente, mas não sei nem o nome da fazenda (tecido) deles", contou entusiasmada.
Alguns dos trajes que mais gostou, Maria José classificou como "jeitosinhos" e explicou que se sentou na terceira fileira, onde foi possível conferir as tendências. "Estava lotado lá dentro. Quando as pessoas que fizeram as roupas entraram, todo mundo bateu palma porque eles mereceram", contou sobre os estilistas, no encerramento do desfile.
Há dois anos trabalhando na semana de moda carioca, a aposentada lembrou que sempre assistiu aos desfiles pela tela da tv, mas ao vivo, em um evento deste porte, não. "Pelo que consegui ver na TV, estou gostando dessas roupas pro frio. Do desfile que assiti, usaria uma calça preta que mostraram, mas não teria coragem de usar algumas das outras roupas que são muito curtas. Nunca gostei de roupa curta", finalizou.
Semana de moda carioca
Dois eventos de moda agitam o Rio de Janeiro. O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.