Casablancas busca aspirantes a Gisele Bündchen
Em espanhol, ele seria o João das Casas Brancas. A brincadeira vem do amor à herança catalã de um homem que nasceu e foi criado no berço da cultura norte-americana. Da genética paterna surgem ainda um amor incondicional pela moda e pelas próprias fraquezas. "Na minha vida pessoal sou uma bagunça, gosto de ser dominado pela minha intuição e pelos meus vícios", se traduz John Casablancas, o polêmico descobridor de supermodelos.
» Veja as supermodelos descobertas por Casablancas

» vc repórter: mande fotos
e notícias
Foi com uma certa irritabilidade e tendência ao perfeccionismo no trabalho que Casablancas, 66 anos, despontou no mundo da moda atrás de belezas marcantes como Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell e Gisele Bündchen. Com talento que veio do berço para o negócio, o comilão assumido uniu o amor à modelo Marie Christine (a primeira de suas três mulheres), ao dinheiro. Daí, surgiu sua primeira e fracassada agência de modelos, a Elysée 3, em Nova York. "Eu tinha muitas modelos medíocres, dessas que fazem dois trabalhinhos por semana, mal pagos", relembra.
Da segunda incursão do empresário ao mundo da moda, nasceu a renomada Elite Model Management, em meados da década de 70. Localizada no número 17 da rua Georges Bizet, em Paris, a agência era um celeiro de mulheres excitantes, sofisticadas, inteligentes e interessantes, que viriam a se tornam supermodelos. "Não eram as modelinhos de hoje em dia, que trabalham em horário comercial e pronto", afirma em uma passagem de sua auto-biografia Vida Modelo - aventuras e confidências do inventor de top models. Foi nessa linha de trabalho, que Casablancas se tornou uma unanimidade mundial como caça-talentos e o criador da primeira safra de supermodelos.
Em sua gaveta de books de primeira linha, o americano guarda, no entanto, uma mágoa pessoal e assumida pela modelo brasileira Gisele Bündchen. "Quando a conheci, Gisele tinha uma personalidade quase nula, falava besteiras e muito rápido. Eu a ajudei a canalizar a energia de forma positiva", comenta, em mais uma de suas alfinetadas. A desavença entre os dois é fruto da troca, por Gisele, da Elite pela IMG, em 1999. As faíscas começaram a se espalhar, no entanto, com a recusa da modelo em dar às honras de sua fama ao trabalho realizado pela Elite. "Gisele foi especialmente fria e egoísta (..) Ela nos jogou no lixo justamente no exato momento em que tínhamos conseguido levá-la ao auge, o topo absoluto¿, afirma em outra passagem do livro.
Joy Model Management: de volta à moda
Afastado da Elite por cinco anos, Casablancas sucumbiu aos seus 32 anos de devoção à moda e embarcou em uma nova empreitada fashion. Ao lado de Liliana Gomes e Norton Flores, ele abriu a Joy Model Management em 2008 com o intuito de trazer de volta o conceito de supermodelos. "Os agente tem de preparar a modelo para agradar ao grande público. A Carol Trentini, por exemplo, falou bobagem em um programa de TV recentemente. Isso é despreparo, trinta minutos antes de ir ao ar já bastariam", provoca.
É nessa linha de trabalho, que o empresário foi buscar na parceria com a empresa de calçados Tanara, com a Mundial e os esmaltes Impala estrutura para seu mais novo projeto: o concurso Beleza Mundial. "Tenho ambição de encontrar novas supermodelos, como Heidi Klum e Gisele Bündchen, minhas duas últimas descobertas", se gaba Casablancas.
Quem espera para o concurso uma lista de concorrentes magérrimas ou de beleza exótica pode se surpreender com os novos critérios de escolha de John Casablancas. "Busco modelos com beleza clássica, que tenham mais chances de construir uma carreira segura. Nada de esqueléticas. Quero modelos saudáveis, que tenham as pernas tão grossas quanto os meus braços,", brinca.
Outra novidade será o processo de seleção das candidatas. O concurso estimula a participação de manicures e cabeleireiros como fadas-madrinhas. Qualquer garota - a partir dos 15 anos - que tenha o desejo de se inscrever deve, obrigatoriamente, ter sido indicada por um desses "especialistas". Ao todo, serão mais de 150 mil "olheiras" espalhadas pelo País, incluindo cidades do interior.
As incrições já estão abertas, mas até a próxima Gisele Bündchen ser conhecida na grande final, em agosto de 2009, as candidatas precisarão passar por algumas etapas. As 20 finalistas, por exemplo, sairão das edições regionais do Beleza Mundial que acontecerão, em maio e junho do próximo ano, em 13 capitais (Recife, Manaus, Fortaleza, Salvador, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre).
A supermodelo vencedora do Beleza Mundial irá ser premiada com um carro, um contrato internacional de três meses com a Joy em Milão e mais um contrato de dois anos com a Joy Model Management. Este último prêmio também será entregue para a segunda e terceira colocadas.
Vida Modelo - aventuras e confidências do inventor de top models - Autor: John Casablancas. Editora Agir. 416 páginas. Preço estimado: R$49.