PUBLICIDADE

Meditação também ajuda a conectar bem-estar físico e mental?

No mês de agosto, o app Atma traz conteúdos para usuários focarem na saúde física e seu elo com a mente

7 ago 2023 - 05h00
(atualizado em 17/8/2023 às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o assunto é saúde o que vem à sua mente? Para alguns pode simplesmente significar ter uma boa condição física, contudo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bem-estar é composto por outros dois pilares que complementam essa tríade: bem-estar mental e social. Neste mês de agosto, o aplicativo de meditação Atma traz uma seleção especial de conteúdos com foco na conexão entre saúde física e mental.

A saúde física e mental estão conectadas e demandam atenção especial
A saúde física e mental estão conectadas e demandam atenção especial
Foto: Liubomir / Adobe Stock

Por que o tema merece atenção? 

No quesito saúde mental, há algum tempo o Brasil faz parte das nações que mais sofrem em razão de depressão, ansiedade e estresse, com um volume considerável de brasileiros impactados, já enfatizou a OMS.  

Dados divulgados em junho deste ano apontam que mais de 26% dos brasileiros foram diagnosticados com ansiedade, e os jovens de 18 a 24 anos representam a faixa etária com o maior índice; as mulheres são as que mais sofrem com o estado ansioso. 

Mas e quanto à saúde física? Apesar de avanços ao longo dos últimos anos – o brasileiro tem se mostrado mais preocupado com a saúde e buscado praticar exercícios – o panorama não é exatamente animador: a população ainda é uma das mais sedentárias do mundo. Segundo resultados de um estudo divulgado pela OMS em 2021, cerca de 47% não faz atividades físicas de maneira regular.

A conexão entre saúde física e mental 

Mesmo que às vezes de modo imperceptível, o cotidiano é prova da forte ligação entre corpo e mente, porém, ao prestar mais atenção, verá que ao praticar esportes, por exemplo, tal atividade fará bem. Isso porque o corpo libera hormônios do bem-estar durante a prática e além de trabalhar a saúde física, o mental também é positivamente afetado: 

  • Endorfina: esse neurotransmissor é conhecido como hormônio da felicidade, liberado de diferentes formas e, além de promover bem-estar, também atua como analgésico natural.  
  • Serotonina: ajuda a regular importantes aspectos do organismo, como: humor, fome, sono, temperatura corporal, entre outros.  
  • Somatrotofina: conhecido também como hormônio do crescimento, atua em diferentes partes do organismo e colabora no desenvolvimento ósseo, regeneração de tecidos, metabolismo etc.  

Especial do mês no app Atma

É preciso entender que a conexão entre mente e corpo não acontece apenas na prática de exercícios e precisa ser estimulada sempre. Entender as emoções, refletir sobre assuntos que possam causar algum incômodo e que precisem ser trabalhados internamente, agir com mais otimismo, entre outras formas de conectar mente e corpo.

App Atma traz seleção de meditação com foco na saúde física
App Atma traz seleção de meditação com foco na saúde física
Foto: Reprodução / Atma

Por isso o app Atma traz em seu evento especial no app 10 meditações recém-adicionadas para que seus usuários fortaleçam esse elo. Explore essa ligação com os conteúdos guiados pelo Monge Satyanatha e pela instrutora de Mindfulness Luiza Bittencourt.

Atma: meditações, sons de fundo e músicas para relaxar.

Live Gratuita | Saúde Física

Na quarta-feira, 16 de agosto, o app Atma realizou live gratuita em seu perfil no Instagram. Com apresentação do Monge Satyanatha, voz e especialista do aplicativo, o evento ao vivo teve como foco o tema Saúde Física, conectando meditação ao assunto.

Siga @atma.vc no Instagram para não perder as próximas lives.

Perdeu a live? Confira, na íntegra, o vídeo abaixo.

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade