Médico explica que vaidade em excesso pode trazer vários problemas
Marcelo Wulkan - Acredito que a vaidade e o fato do Brasil ser um país tropical são os principais motivos para se buscar a beleza a todo o custo. Principalmente no verão, a exposição do corpo fica mais evidente e muitos brasileiros desejam ter a boa aparência na praia, carnaval e no dia a dia mesmo.
Acredito que o Brasil é líder, junto com os EUA, em qualidade de técnicas e de profissionais da área. As técnicas brasileiras são mais diferenciadas pela imensa criatividade do cirurgião plástico brasileiro mas não podemos dizer que são mais avançadas que nos EUA. No entanto, enquanto me aperfeiçoava nos EUA em Harvard e outras instituições, percebi que o brasileiro é mais dinâmico que o americano pois não se prende demais a protocolos. Isso é muito importante no ramo da cirurgia plástica pois não existe uma única técnica adequada para todos os pacientes, mas sim uma somatória de detalhes técnicos que se prezam à favor do paciente. Certamente, a arte e intuição são soberanas na cirurgia plástica.
Quais os riscos uma cirurgia plástica pode apresentar para homens e para mulheres?
Toda cirurgia plástica envolve riscos e depende do tipo de procedimento realizado. De maneira geral, podemos citar: sangramento, infecção, cicatriz de má qualidade, mudança na sensação da pele, assimetria, reação alérgica à medicamentos e anestesia, inchaço (temporário ou permanente), dor, resultado insatisfatório, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, entre outros. Estes riscos são diretamente proporcionais à condição clínica do paciente, tempo de cirurgia e cuidados pós operatórios. Por exemplo, para minimizar as chances de ocorrer a temida embolia pulmonar, orientamos as pacientes para não tomar anti-concepcional oral por pelo menos 1 mês, utilizamos um aparelho durante a cirurgia para comprimir e massagear as pernas (assim mantém o sangue da região circulando e não forma trombo) e acompanho de perto os pacientes no meu consultório. Também é importante avaliar por completo o estado físico e psicológico da paciente para avaliar se a mesma é boa candidata para a cirurgia plástica. Uma dica importante é evitar tabagismo ativo e passivo antes e após a cirurgia; isto evita muitas complicações.
A reação à cirurgia é diferente entre os sexos masculino e feminino. De maneira geral, os homens apresentam mais risco cirúrgico para sangrar e inchar quando submetidos a cirurgia de face. Isto se deve ao fato de que a pele do homem é mais irrigada devido à presença dos folículos pilosos e glândulas sebáceas. Por outro lado, os homens se beneficiam para se recuperar de uma cirurgia plástica de abdome e lipoaspiração pois tem pele mais grossa e elástica com melhor capacidade de retração, trazendo mais rapidamente o resultado do novo contorno corporal.
Qual a parte do corpo é a campeã de transformações, para homens e mulheres E quais são os locais mais estranhos que as pessoas realizam plásticas?
Esta pergunta tem a resposta bastante subjetiva. Na minha opinião, como sou o responsável do Núcleo Avançado de Rinoplastia, observo as maiores mudanças nos pacientes que realizam a rinoplastia estruturada funcional.
Isto porque o nariz não pode ser escondido por roupas e, além de estar bem no centro da face, traz benefícios estéticos (na beleza), funcionais (melhora a respiração) e até mesmo psicológicos (ajuda na auto-estima). Na minha opinião, o local mais diferente que uma pessoa pode fazer a cirurgia plástica é na região das partes íntimas.
A cirurgia íntima já se tornou comum aqui no Brasil?
A plástica das partes íntimas é relativamente comum no Brasil e é realizada por 3 especialidades: urologia, ginecologia e plástica. Todos estão bem capacitados para ajudar os pacientes que desejam ter mais segurança para com sua intimidade.
A cirurgia plástica, por exemplo, realiza a ninfoplastia (cirurgia dos grandes lábios) usando retalhos de pele muito interessantes e pode ainda realizar lipoaspiração para diminuir a região do púbis ou ainda injetar gordura no púbis e grandes lábios.
A vaidade pode romper os limites das pessoas que procuram esse tipo de intervenção médica. Muitas pessoas ainda procuram cirurgias para ficar parecidos com astros e atrizes famosas, levam fotos aos consultórios?
É comum receber pacientes com fotos de famosos ou com a própria foto modificada pelo Photoshop. Mulheres colocam o nariz da Nicole Kidman na sua foto, outras sonham com as mamas da Pamela Anderson.
O cirurgião plástico deve se atentar de que muitos desses pacientes podem sofrer de uma doença psiquiátrica chamada dismorfismo corpóreo. Trata-se de uma falsa percepção da realidade em que o paciente não aprova a sua aparência mesmo que não tenha quaisquer problemas estéticos. Para este paciente, a sua aparência nunca será satisfatória. Nestes casos, o tratamento não é o centro cirúrgico do cirurgião plástico mas sim a poltrona do psiquiatra.
Muitos adolescentes aderiram as transformações por meio das plásticas. Qual é a idade correta para realizar uma cirurgia estética? Existe um limite mínimo?
Cada cirurgia tem sua idade mínima para ser realizada. Por exemplo, a plástica para corrigir a orelha de abano pode ser feita por volta dos 6-8 anos, quando o tamanho da orelha já atingiu praticamente 80% do tamanho final. É sugestivo que a cirurgia seja realizada antes do período pré-escolar para se evitar desconforto psicológico decorrente de apelidos desagradáveis por parte dos colegas da escola.
Em caso de malformações congênitas, pode-se operar ainda nos primeiros anos de vida, como ocorre nos casos de fissuras lábio-palatinas. A plástica de mama só deve ser feita quando se observar que todo o desenvolvimento mamário já foi concluído e que não há contra-indicações por parte clínica, pediátrica e ginecológica.
A rinoplastia pode ser feita quando os ossos da face já estão desenvolvidos. Isto ocorre, em média, aos 16 anos nas mulheres e aos 17 anos nos homens. Vale lembrar que toda cirurgia tem que ter a conivência dos pais ou responsáveis pelo adolescente.
Quais os riscos vitais os excessos de plásticas podem causar nas pessoas?
Além dos riscos citados na questão 2, o excesso de cirurgia plástica pode trazer muita infelicidade ao paciente. Isto porque toda cirurgia carrega riscos inerentes ao ato, um período de recuperação e o risco de insatisfação por parte do paciente (mesmo que a cirurgia tenha sido considerada adequada e sem intercorrencias pelo cirurgião). Os riscos se devem muito à particularidade de como cada indivíduo reage ao trauma cirúrgico e não pode ser previsto pela equipe médica. É por isso que a plástica não é uma ciência de fim mas sim de meio e também não se pode garantir resultados.
Quem são as celebridades que mais se transformaram após a cirurgia plástica?
Devido ao código de ética médica, devemos manter o sigilo de nossos pacientes famosos e de outros colegas que realizam procedimentos em celebridades. Preservamos o segredo médico em nome da relação médico-paciente e da boa prática médica.
Os valores mais acessíveis contribuíram para o aumento no número de pacientes que procuram um novo visual? Em média, qual o valor mais alto uma pessoa gastar para desejar o corpo perfeito?
Esta é uma questão muito importante que sempre deve ser abordada e compreendida pelo paciente. Os valores da cirurgia plástica variam muito conforme a complexidade do procedimento e nível técnico do especialista. Portanto, numa vertente de médicos que pretende atender um grande número de pacientes e não queira priorizar a qualidade, é comum que o médico opte por abaixar os preços e banalizar a especialidade.
Os médicos que primam pela excelência no resultado simplesmente não podem operar mais do que 1-2 casos por dia. Às vezes, uma cirurgia pode durar 6-8 horas e não se pode olhar para o relógio e pensar "tenho que operar mais rápido, pois tenho mais 3 casos a fazer". Isto não é medicina. O bom cirurgião plástico foca todas suas forças no paciente que deve compreender a complexidade do procedimento per si e que os gastos hospitalares e médicos serão proporcionais à qualidade do médico escolhido. Teoricamente, não existe um valor exato para cada procedimento e nem um valor mínimo ou máximo. Em Chicago, meu professor de reconstrução nasal estética podia cobrar mais de U$100.000 numa reconstrução total de nariz (procedimento de altíssima complexidade que envolve micro-cirurgia e 3 estágios de cirurgia). No Brasil, fundei o ARK Project (Act of Random Kindness) que visa atender de graça pacientes que necessitam de reconstrução nasal devido a deformidades nasais adquiridas (tumor, trauma.) ou congênitas, mas não tem poder aquisitivo. Por outro lado, uma rinoplastia estruturada pode variar de R$7000,00 a R$25000,00. Cada caso deve ser avaliado em particular e, portanto, não existe tabela fixa na plástica.
Os consórcios ainda são corriqueiros? Por isso o acesso de gente com poder aquisitivo às clínicas?
Os consórcios e intermediadoras de cirurgia plástica ainda estão presentes em nosso meio e infelizmente tem denegrido a imagem da respeitosa plástica brasileira. Trata-se da banalização da medicina e acho que não exerce um bom serviço aos nossos pacientes. Eles são operados em hospitais de reputação questionável e, embora torne a plástica mais acessível, acaba por trazer complicações e pacientes insatisfeitos com essas operadoras.
Qual a maior preocupação uma pessoa deve ter antes de procurar um médico para fazer uma cirurgia estética? E quais são as contra indicações?
Em primeiro lugar, é importante verificar se seu médico de escolha é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Após certificar-se disso, verifique se o mesmo tem experiência na cirurgia que pretende fazer e se algum amigo o recomendou.
O candidato à cirurgia plástica deve estar em plena saúde e sem alterações clinicas/psicológicas. Está contra indicado operar com o intuito de emagrecer, na vigência de tabagismo, gravidez, amamentação ou qualquer doença incapacitante. Após a gestação, deve-se esperar pelo menos 6 meses até o termino da amamentação para ser submetido à plástica. O ideal é procurar o cirurgião plástico para certificar-se de que trata-se de um bom candidato á cirurgia.
Muitas mulheres estão trocando a viagem de férias com a família por cirurgias. Isso é correto?
Acho que família é mais importante que a cirurgia plástica. Nada é mais valioso do que o amor dos filhos e esposo (a) e devemos aproveitar ao máximo nosso tempo com nossos entes queridos. A plástica sempre pode ser feita, mas para isso precisamos curtir a vida para que a beleza de dentro apareça ainda mais com os resultados atingidos com a beleza de fora.