Laranja e amarelo juntos? Aprenda a fazer um moderno make colorido
Consultor criativo Sadi Consati ensina a usar de maneira correta as cores que chegam nas próximas estações
As temperaturas começam a subir e é sinal de que a primavera e o verão estão próximos, logo é hora de colocar mais cor e alegria na vida. Uma maneira fácil de fazer isso, é investir em tons vibrantes e arriscar em uma maquiagem colorida para a noite ou o dia.
Em visita ao Terra, Sadi Consati, consultor criativo e maquiador das linhas Intense e Capricho, ambas de O Boticário, ousou em maquiagem laranja com amarelo. “Para fazer esse tipo de combinação - que tem uma sombra colorida e um ponto de luz - é preciso pensar em duas cores que são diferentemente intensas, sendo sempre uma mais escura e mais vibrante e outra mais clara”, explicou.
Pele boa!
O primeiro passo é preparar a pele com o combo imbatível base, corretivo e pó. “Quando você uniformiza a pele, as cores que vão ser usadas na maquiagem serão realçadas de forma muito mais bonita e delicada”, comentou Sadi.
Sombra poderosa
O grande destaque da maquiagem colorida é a sombra. Por isso, para acertar em cheio e não deixar o look “carnavalesco” o ideal é sempre misturar uma cor mais fechada com uma cor mais clara que tenha um toque de brilho para funcionar como “ponto de luz”.
A sombra principal para o olho deve ser a mais forte e com uma textura matte fosca. “Acho que quando as cores são vibrantes, temos que pegar um pouco leve com o brilho”, afirma o expert.
Para a maquiagem, foi escolhida a sombra laranja, que é espalhada de leve por toda a pálpebra móvel do olho - a parte que vai da raiz dos cílios até o côncavo. “O segredo para não ficar exagerado é que nunca a sombra ultrapasse a linha do côncavo”, alerta Sadi.
Depois do laranja, entra em cena a sombra amarela, que é mais leve e com brilho. Ela será aplicada no canto interno do olho de maneira esfumada para se misturar à coloração laranja. “Sabe o ponto de luz que geralmente a gente faz com aquela sombra bem clarinha no canto do olho? É mais ou menos isso que acontece com esta sombra amarela”, explica.
Em seguida, é hora de dar equilíbrio ao colorido aplicando de leve uma sombra marrom acobreada na região do côncavo.
Lápis também tem cor
Para sair do básico lápis preto, há diversas opções de cores no mercado. Para este make, o escolhido foi o de cor grape, que tem um tom de uva levemente arroxeado.
Faça um traçado fino rente a raiz dos cílios e esfume com pincel de cerdas firmes. Não deixe o traço marcado, é importante que ele se misture à sombra laranja. Aplique também na parte inferior dos olhos levando o traçado até a metade deles.
Em seguida, capriche na máscara para cílios.
Blush discreto
“É preciso ter um pouquinho de cuidado nessa hora porque, como a maquiagem é colorida, se colocarmos mais cor na frente do rosto pode pesar demais”, alerta Sadi. Portanto, a melhor opção é um tom pêssego de textura matte.
Outro passo importante é a aplicação. Não espalhe o pó na parte alta das bochechas, mas sim na lateral do rosto, começando pelas têmporas e indo até o canto da boca, sempre com movimentos de fora para dentro. Depois disso, aplique iluminador abaixo dos olhos, nas têmporas e na ponta do nariz.
Batom: faça sua escolha
“Se você gosta de uma maquiagem colorida, mas mais equilibrada, a dica é colocar um batom cor de boca o mais apagado possível. Mas, se você quer se jogar nas cores de verdade, sem medo de ser feliz, ai podemos colocar um batom colorido”, comenta Sadi.
Para esta maquiagem, o consultor criativo escolheu um batom laranja avermelhado ou vermelho alaranjado: “como preferir”. A única ressalva é que o batom não seja brilhante e acompanhe a textura matte.