PUBLICIDADE

Janeiro Branco: dicas para focar na própria saúde mental

Período para resoluções e início de novos objetivos, o 1º mês do ano também destaca o bem-estar da mente para uma plena qualidade de vida

19 jan 2023 - 05h00
(atualizado em 20/1/2023 às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma folha em branco, assim janeiro é encarado por muita gente após um recém-encerrado ciclo, oportunidade perfeita para mudar antigos hábitos e se lançar às experiências nunca vividas ou até retomar projetos passados: estudar um idioma, mudar de emprego ou focar mais na própria saúde. 

Chamado de Janeiro Branco, o mês que abre o ano se faz ainda mais especial por trazer à tona bem-estar da mente, reforçando esse tema tão sensível e que está diretamente ligado ao dia a dia das pessoas. Lidar com o estresse e controlar a ansiedade, por exemplo, são metas comuns para muitos, afinal, condições como essas impactam a rotina como um todo: insônia, insegurança e diversos outros tópicos que demandam atenção especializada surgem nesse cenário.

Assim, ao passo que dados recentes revelam que o brasileiro está mais preocupado com a saúde de sua mente, transtornos ligados ao tema seguem em alta por aqui: dados recentes da International Stress Management Association (Isma) apontaram o Brasil como o 2º país com mais casos de Burnout (Síndrome do Esgotamento) no mundo.

A saúde mental é um pilar da qualidade de vida e demanda atenção especial
A saúde mental é um pilar da qualidade de vida e demanda atenção especial
Foto: Fizkes / Adobe Stock

Há alguns anos, o mesmo instituto já havia compartilhado um levantamento que trazia o país como um dos mais estressados do planeta; enquanto isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a indicar o Brasil como a nação mais ansiosa. 

Veja cinco dicas para começar 2023 de olho no seu bem-estar, incluindo saúde mental como parte fundamental para alcançar qualidade de vida

Atividade física 

Além de indispensáveis para a boa saúde do corpo, os exercícios físicos também são fundamentais para a mente, já que durante a prática substâncias como a endorfina, capaz de gerar sensação de recompensa e bem-estar, são liberadas no organismo. Investir nessa conexão é cuidar da saúde em geral. 

Leia mais aqui

Saúde social 

Apesar da tecnologia facilitar o dia a dia, às vezes, ela também distancia. Como seres sociais, humanos precisam interagir, afinal, é a partir desse elo que há troca de experiências e uma evolução natural baseada na reflexão, empatia etc. Por meio dessa construção, os indivíduos se sentem parte do todo, estabelecem e reforçam laços saudáveis. 

Veja mais sobre o assunto.  

Tenha um tempo para si mesmo 

As responsabilidades diárias não podem ser motivo para negligenciar-se o tempo todo, ter um momento para si mesmo é criar instante de qualidade para satisfazer às próprias vontades e necessidades: ler o livro preferido, assistir a um filme ou passear com o pet. Viver o presente plenamente é um estilo de vida que demanda hábito. 

Aprenda a aplicar mindfulness

Descanso e alimentação 

Assim como o corpo requer tempo para se recuperar, a mente também precisa de descanso, e uma boa saúde tem a ver com o que é consumido. Uma alimentação ruim pode prejudicar o sono, que tem alta ligação com o bem-estar: um sono ruim pode causar irritação e prejudicar o foco, afetando diretamente a capacidade cognitiva.  

Consumir alimentos pesados muito próximo ao horário de dormir tende a afetar o sono, pois o sistema digestivo terá que trabalhar mais, assim é preciso manter-se atento não somente ao que é ingerido, mas aos momentos escolhidos para se alimentar. 

Fome gera estresse? Confira neste artigo

Saúde mental 

Assim como o corpo, a mente também precisa ser estar “em movimento”: há técnicas especificamente voltadas à mente, auxiliando no estabelecimento do foco. Todavia o contrário é verdadeiro, e a mente precisa de descanso, por isso existem exercícios para relaxar. 

Como uma prática de fácil acesso e capaz de entregar valor em ambos os casos, a meditação é uma alternativa para quem deseja refletir e enfrentar a rotina de forma mais leve, não somente controlando a ansiedade e diminuindo o estresse, ampliando a concentração. A prática não requer conhecimento prévio e nem mesmo fica restrita a públicos específicos. 

Veja mitos sobre a meditação e comece a praticar. 

Medite sem limites com o Atma Premium. 

Mais de 1000 conteúdos exclusivos. Conheça tudo aqui

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade