PUBLICIDADE

Meditação matinal: 4 opções para uma rotina de autocuidado

Preparar a mente para criar consciência sobre os instantes é uma característica da prática e explorá-la pela manhã pode trazer benefícios

7 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo que não haja qualquer regra ou direcionamento que tornem a meditação obrigatoriamente matinal, costumeiramente a prática é conectada a esse período por trazer uma ideia de produtividade e bem-estar já nos primeiros momentos do dia. Por outro lado, alguns ainda a veem como uma atividade complexa e unicamente de longa duração, fatores que podem afastar principiantes. 

Meditar pela manhã pode auxiliar no controle da ansiedade e aumento do foco
Meditar pela manhã pode auxiliar no controle da ansiedade e aumento do foco
Foto: undrey / Adobe Stock

Na realidade, uma das características da meditação é sua versatilidade, apresentando-se como uma ferramenta de autocuidado acessível. Confira quatro opções para incluir a prática nas suas manhãs.  

Mindfulness 

É uma das vertentes meditativas mais procuradas, e atenção plena, na tradução, busca empregar percepção sobre o momento presente. O que isso quer dizer? O dia a dia agitado leva as pessoas a realizarem incontáveis tarefas de modo automático, sem consciência sobre cada ação. É possível aplicar mindfulness em diferentes frentes, desde as pequenas coisas, e como benefício, praticantes podem experimentar uma rotina na qual ansiedade e estresse estejam sob controle.  

A técnica tem variadas aplicações, como se valer da mindfulness ao ler um e-mail, dedicando-se completamente à leitura dele, sem dividir a concentração com uma atividade paralela, como ligação telefônica. Com essa premissa, há muitos modos de aplicar a técnica; veja três opções de aplicação pela manhã.  

  • Ao lavar o rosto e escovar os dentes 
  • Ao ouvir a música preferida assim que acorda 
  • Ao tomar o café da manhã e perceber sabores, mastigação e alimentos 

Pense nas atividades matinais que realiza diariamente e comece a adotar mindfulness. 

Música 

Muita gente não imagina, mas a música é uma excelente ferramenta de meditação, e envolver-se totalmente ao som e à letra é aplicar atenção plena, ou seja, mindfulness e músicas se complementam nessa ação que coloca consciência no momento presente no centro.  

Por isso, é possível meditar durante o trajeto até o trabalho, mesmo que não esteja na posição ideal enquanto utiliza o transporte. Há, inclusive, meditações especificamente em formato de música, se valendo de instrumentos e/ou sons da natureza para criar a ambientação necessária para aumentar o foco, relaxar, aliviar o estresse, entre outras. 

Meditações rápidas 

Sejam nas versões guiada ou livre, para quem não tem muito tempo pela manhã, as meditações rápidas tendem a ser excelentes alternativas para iniciar o dia sem abrir mão da saúde mental. É perfeitamente possível realizar sessões mais longas, como também escolher aquelas com duração entre 1 e 2 minutos ou, caso tenha mais tempo disponível, encontrar práticas com 5 ou 10 minutos. 

A grande vantagem dessa modalidade é agilidade, com execução simplificada pela orientação, excelente para quem está começando e para os que já têm experiência. 

Meditações por objetivo 

Uma vez que inúmeros temas podem ser abordados na sessão, é mais fácil encontrar práticas que tenham aderência, todavia, saber identificar o estado emocional para, então, definir a meditação ideal fará a diferença nesse processo, tornando a escolha mais certeira.  

Além dos objetivos conhecidos, também é possível buscar meditações que possuam conexão com os seguintes temas: acolher mudanças, se conhecer mais, melhorar autoestima, vida equilibrada, entre outros. A modalidade guiada vai ajudar a manter a mente conectada à sessão, assim o praticante foca no objetivo sem muitas preocupações com a execução, já que receberá orientação. 

Faz diferença meditar pela manhã? 

Como explorado anteriormente, a meditação n

ão requer um horário específico para acontecer (manhã, tarde ou noite), porém realizá-la logo pela manhã pode funcionar bem para quem deseja uma ação preventiva ao estresse e ansiedade, tem uma rotina agitada durante tarde e noite, e não encontra uma janela de tempo, ou quer enfrentar dificuldades pontuais: aumentar o foco já ao acordar, criar mais consciência ao longo do dia, entre outras. 

Há meditadores que praticam mais de uma vez ao longo do dia, então não existe um limite, tampouco obrigações quanto a isso. Com o tempo, o autoconhecimento poderá auxiliar na identificação de gatilhos de estresse e ansiedade. 

Seu bem-estar importa! Confira os conteúdos exclusivos do Atma. 

Meditações, sons de fundo e músicas em um só app. Saiba mais clicando aqui. 

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade