PUBLICIDADE

Exercício físico para perder a barriga? Saiba qual é o melhor

Essas modalidades ajudam no emagrecimento com alimentação saudável e hidratação

3 fev 2024 - 10h01
(atualizado em 5/2/2024 às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Emagrecer é sem dúvida nenhuma o sonho de muitas pessoas. É o processo que exige paciência, ou seja, não acontece com toque de mágica e a constância é quem dita o ritmo dos resultados. Muitas pessoas usam o esporte como "ferramenta" para perder alguns quilos, escolha que ainda acarreta em dúvida, exemplo: existe um exercício físico para perder a barriga?

Exercício físico para perder a barriga
Exercício físico para perder a barriga
Foto: Shutterstock / Sport Life

Exercício físico para perder a barriga é um mito muito reproduzido

"Não existe um exercício que vá ter uma perda localizada de gordura específica na barriga. Então, não é seletivo nesse sentido, mas ao mesmo tempo qualquer exercício que seja feito associado com uma dieta correta vá promover redução da gordura corporal e, consequentemente, da barriga", respondeu com exclusividade para o Sport Life o professor de Anatomia Humana da Eeferp-USP (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) Dr. Leonardo Lima.

Assim, não dá para definir o tempo que leva uma pessoa a perder gordura corporal já que deve se primeiramente pautar sobre a condição física de uma pessoa. Também se leva em consideração o fator genético e a estratégia de um exercício.

"Basicamente, em questão de duas a três semanas já começam a aparecer alguns resultados de emagrecimento. É claro que isso é proporcional ao quanto é necessário esse emagrecimento. Pessoas que já têm bastante gordura corporal (barriga maior) tendem a identificar essas perdas mais cedo. Enquanto aquelas pessoas que têm pouca gordura acumulada, ela tendem a demorar um pouco mais para identificar essa redução", pontuou o doutor Leonardo.

Exercício físico para uma pessoa sedentária

Se um sujeito sedentário está com objetivo de perda de massa gorda, o ideal é que faça uma atividade que vá até o seu limite. Portanto, o exercício aeróbio com longa duração e baixa intensidade é "conectado" com a redução de peso.

"Isso não quer dizer, por exemplo: que a musculação não seja um exercício que faça perder peso ou mesmo esportes coletivos. A questão é que normalmente as sessões de musculação tem um gasto energético um pouco menor, mas isso pode ser compensado com frequência semanal ou assiduidade", explicou o professor.

Se um sujeito pratica esporte, mas ainda está com a barriga indesejada, o que se deve fazer?

"Provavelmente, um esportista que ainda sim não consegue ter uma cintura menor, que tenha essa barriga mais proeminente, tem que se preocupar um pouco mais talvez com a alimentação. A parte do exercício que vai criar um déficit calórico com gasto energético já está sendo realizada. Talvez o consumo de calorias seja muito alto ou em desequilíbrio", disse Lima.

Aeróbico antes ou depois do exercício físico acelera a perda da barriga?

"No fim das contas, o processo de emagrecer é gastar mais energia do que se consome. Se é um exercício de força e o aeróbico depois ou aeróbico antes e força depois, vai ser irrelevante. O que importa mesmo é a soma total do gasto calórico durante todos os exercícios", concluiu o Dr. Leonardo Lima.

Dado

A Nielsen Holding afirmou que o brasileiro é o que mais recorre a um tipo remédio para emagrecer na América Latina. Essa pesquisa ainda indicou que 50% dos brasileiros tentam perder peso de alguma forma, outros 76% partem para dieta e 64% se baseiam em exercícios físicos.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade