Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Excesso de nutrientes pode prejudicar a pele; saiba evitar

24 dez 2013 - 07h24
Compartilhar
Exibir comentários

Os nutrientes desempenham um importante papel na constituição das células e na resposta que elas dão ao organismo, mas assim como a falta dessas substâncias pode causar problemas para a saúde e para a pele, seu excesso é igualmente prejudicial.

A palavra-chave para evitar incômodos é a moderação. Por isso, o ideal é substituir alimentos muito calóricos e industrializados por refeições saudáveis, ricas em frutas, legumes e verduras, assim como, carboidratos integrais e carnes magras. “Uma dica para uma refeição saudável é montar um prato bem colorido, variando bem os ingredientes. Desta forma, os nutrientes não ingeridos em uma refeição podem ser compensados num próximo momento”, explica Ana Rosa Cunha, nutricionista e professora no Centro Universitário Lisboa.

Confira, a seguir, os riscos de exagerar nos diferentes tipos de grupos de alimentos e aprenda consumi-los com moderação. 

Fibras

Consumidas em excesso podem provocar desidratação e prisão de ventre, além de dificultar a absorção de diversas vitaminas e minerais pelo organismo. “Para evitar problemas, o ideal é aliar o consumo de fibras à ingestão abundante de líquidos”, recomenda a nutricionista. No mínimo, dois litros de água por dia, para manter livre o trânsito intestinal. 

Açúcar

O nutriente, fonte de energia para as células, não causa apenas danos à saúde como também à pele, devido a um processo denominado glicação. A reação danifica as fibras elásticas e prejudica o tônus muscular, favorecendo o surgimento de rugas. Para não errar, o ideal é que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% do valor calórico total ingerido no dia.  

Sódio

Pode causar a retenção de líquidos, caracterizando o inchaço, além do aumento da pressão arterial. Especialmente na época de festas, é preciso tomar cuidado com alimentos à base de bacalhau e os muito gordurosos, pois ambos são ricos em sódio. “É importante ressaltar que alimentos doces, como sorvetes e refrigerantes, além dos industrializados, também são ricos na substância”, alerta Ana Rosa.

Betacaroteno

A substância é um precursor da vitamina A, que atua na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina. Em quantidade superior ao recomendado, 30 mg, não é liberada pelo organismo e pode ficar retida no fígado, causando problemas hepáticos, além de resultar na hiperpigmentação, ressecamento e descamação da pele.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade