PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Emagrecimento: 8 dicas para eliminar gordura corporal

Eliminar gordura é um grande desafio para quem quer perder os quilinhos extras na balança. Veja como facilitar o processo com essas 8 dicas

8 mai 2024 - 19h00
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Eliminar gordura corporal é um dos maiores desafios para quem está se propondo a perder peso. No entanto, este é um objetivo que não deve ser abandonado, já que altos índices de gordura no corpo podem aumentar os processos inflamatórios do organismo e favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer.

Portanto, eliminar gordura deve estar até atingir os níveis adequados deve estar sempre na mente de quem quer perder peso. Além dos exercícios físicos, há alguns truques que podem ajudar nesse processo, conforme aponta a nutricionista Adriana Stavro. Confira:

1 - As porções devem ser controladas

Muita atenção na hora de montar o prato de comida. "Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais", diz a especialista.

2 - Coma sem pressa

"Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente", revela Stavro.

3 - Foco na comida

Foco total na hora da refeição. "Desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar", conta a nutricionista.

4 - Beba com moderação

Talvez algumas pessoas não saibam, mas o álcool é calórico e, portanto, pode engordar. "Limitar bebidas alcoólicas ou eliminá-las por completo é um bom começo para diminuir calorias vazias, que são grandes vilãs para quem quer emagrecer com saúde", explica a especialista.

5 - Coma menos carne vermelha

Evitar alimentos processados também é fundamental. "Optar por peixes ou aves ajuda na perda de peso e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes", diz Stavro.

6 - Evite carboidratos refinados

"Diminua o arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos", revela a nutricionista.

7 - Opte por alimentos integrais

"Aposte no trigo, arroz, cevada, quinoa e chia. Eles são digeridos mais lentamente (baixo índice glicêmico). Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome", completa.

8 - Aumente o consumo de proteínas

Existem algumas razões pelas quais comer uma quantidade maior de proteínas auxilia a emagrecer com saúde, explica a nutricionista. Mais saciedade é uma delas, já que indivíduos relataram menos fome depois de comer proteínas quando comparado a ingestão de carboidratos. 

"Maior efeito térmico é outra razão, pois é preciso mais energia para metabolizar proteínas que outros macronutrientes. Por fim, o ganho de massa muscular. Afinal, a proteína ajuda no ganho e manutenção da massa magra durante a perda de peso. E isso impulsiona o gasto de energia", finaliza Stavro.

5 hábitos que influenciam no emagrecimento 5 hábitos que influenciam no emagrecimento

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade