Acessórios com filtro solar combatem problemas de pele
A preocupação em proteger a pele da luz solar tem inspirado marcas a criarem roupas, chapéus, bonés e até luvas com filtros que chegam a bloquear até 98% dos raios ultravioletas UVA e UVB.
Geralmente, a proteção é inserida nos algodões que compõem os tecidos, antes que eles venham a se tornar roupas ou acessórios. Para tanto, o vegetal é tratado com absorvedor ultravioleta (UV), que pode aumentar o bloqueio aos raios solares em mais de 50 vezes, valor muito superior ao das camisetas comuns, que normalmente têm fator de proteção ultravioleta (FPU) de até sete.
Porém, de acordo com Leila Bloch, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os itens devem sempre ser usados como complementos do protetor solar líquido. "A ideia é potencializar a proteção", diz.
Além disso, antes de se vestir, é sempre necessário se proteger com uma camada de filtro solar todas as áreas do corpo. "Mesmo as regiões que recebem os acessórios devem contar com a aplicação do protetor, pois a ausência dele leva à graves consequências. Nas mãos, por exemplo, o sol pode provocar manchas, flacidez, lesões pré-cancerígenas e o próprio câncer", ressalta Jefferson Alfredo de Barros, dermatologista e professor da Universidade de Medicina do ABC.
Ideal para bebês e crianças
As roupas especiais, utilizadas por esportistas que praticam atividades ao ar livre ou por pessoas que sofrem com a sensibilidade excessiva da cútis, são também especialmente indicadas a bebês e crianças, de acordo com a dermatologista Leila. "Bebês que ainda não podem utilizar protetor solar, ou crianças que não têm tanta aderência ao uso do produto, principalmente para a reaplicação a cada duas horas, ficarão mais protegidas com estes acessórios que já vêm com filtro solar de fábrica", ressalta.
Em todas as estações
Vale lembrar que os raios UVA e UVB atingem a pele não apenas durante o verão, mas em todos os períodos do ano, podendo provocar problemas imediatos como ressecamento, vermelhidão, queimaduras e até câncer. "Todos os dias, das 10h às 15h, é necessário recorrer ao protetor para se proteger dos raios mais agressivos", orienta Jefferson.
Como saber se o produto oferece proteção solar?
De acordo com a empresa
Ballyhood Adventure, especializada na confecção de peças com filtro solar, a indústria têxtil usa o termo Fator de Proteção Ultravioleta ou Solar (FPU ou FPS) como escala pela qual se mede o grau de proteção ou a quantidade de radiação ultravioleta (RUV) absorvida pelo tecido. Por exemplo, um tecido com máxima proteção de FPU 50+ permite somente que 1/50 da radiação sobre a superfície do tecido passe através dele. Isso significa que esse tecido com FPU 50+ reduz a exposição da radiação UV em 20 vezes ou que absorve 98% dela quando utilizado.
Agência Hélice,
Especial para o Terra