Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Até quando vai a onda de calor no Brasil?

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os últimos dias do ano um cenário de calor extremo e temporais, principalmente para as regiões Sul e Sudeste

29 dez 2025 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil tem enfrentado uma sequência de ondas de calor históricas, com termômetros ultrapassando a marca dos 40°C em diversas regiões do país. Estes fenômenos estão se tornando mais frequentes e intensos devido a uma combinação de fatores climáticos globais. De acordo com levantamentos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta de grande perigo pela onda de calor acabaria no fim da tarde de hoje (29). No entanto, foi prolongado em seis estados.

Área em vermelho representa calor extremo no Brasil
Área em vermelho representa calor extremo no Brasil
Foto: Inmet/Divulgação / Bons Fluidos

Calorão no Brasil

Assim, o alerta de perigo segue em vigor até as 18h de amanhã. Vale para todo o estado do Rio de Janeiro e para a maior parte de São Paulo, além do Espírito Santo, sul e sudoeste de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul.

Porém, há previsão de tempestades  nos primeiros momentos de 2026. Por este motivo, a  Defesa Civil de SP instalou um gabinete de crise para lidar com possíveis riscos causados pelos temporais.

Além de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob alerta amarelo de tempestades. este aviso dura até às 10h desta terça-feira (30).

Na Região Nordeste, há risco à saúde diante das altas temperaturas devido à baixa umidade relativa do ar. Segundo o Inmet, pode variar entre 30% e 20%.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Governo SP (@governosp)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade