As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia
Nem sempre são óbvias. Às vezes, soam tão boas — e são tão comuns — que passam despercebidas nos nossos relacionamentos.
Existem frases que são ditas quase sem pensar, inseridas nas conversas do dia a dia. Mas, embora pareçam inofensivas, muitas delas podem, segundo a psicologia, manipular, invalidar ou impor limites prejudiciais.
Em muitas famílias, certos comentários se repetem com tanta frequência que acabamos acreditando que são normais. Nem sempre é fácil identificá-los, especialmente quando vêm de pessoas que amamos.
No entanto, nomeá-los é o primeiro passo para entender o que nos machuca e começar a estabelecer limites mais saudáveis. A seguir, sete frases comuns de familiares com comportamentos tóxicos — e o que elas realmente querem dizer.
1. "É para o seu próprio bem"
Essa frase pode soar como um cuidado genuíno, mas muitas vezes é uma forma velada de infantilização emocional: coloca você na posição de alguém que não sabe cuidar de si mesmo. Em muitos casos, o famoso "estou dizendo isso para o seu próprio bem" vem carregado de críticas, desconfiança em relação ao seu julgamento ou desrespeito. É uma das formas mais comuns de manipulação emocional nos relacionamentos familiares, pois se disfarça de preocupação, mas mina a autonomia.
2. "Você é muito sensível/dramático/intenso"
...
Veja também
As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia