Aos 94 anos, treinadora revela exercícios para ter mais energia e envelhecer com saúde
A instrutora fitness, que iniciou os treinos aos 65 anos, desenvolveu um método voltado para proporcionar força, resistência e equilíbrio
"Nunca se está velho demais para começar nada." Esse é o lema de Mika Takishima, personal trainer de 94 anos, conhecida por ser a pessoa de maior idade a ocupar essa função no Japão. Ela passou a praticar exercícios aos 65 anos e, hoje, segue um cronograma rigoroso, que recomenda para quem deseja ter mais energia e envelhecer com saúde.
Conheça a técnica da japonesa
Após se tornar instrutora fitness aos 87 anos, Mika desenvolveu o Método Takimika. A técnica, pensada principalmente para idosos, prioriza atividades de impacto reduzido e com baixo risco de lesões. Dessa forma, trabalha desde a força e a resistência até o equilíbrio e o bem-estar emocional.
Segundo a profissional, a eficácia dos exercícios, contudo, se baseia na consistência. Além disso, eles permitem adaptações às capacidades físicas de cada pessoa e funcionam como uma alternativa potencialmente benéfica para quem deseja substituir treinos de alta intensidade.
Treinadora indica 4 exercícios
Pensando nisso, o Método Takimika sugere praticar diariamente quatro movimentos básicos, que não precisam de equipamentos e podem ser realizados até na sala de casa. O primeiro é o agachamento de equilíbrio. Semelhante ao tradicional, mas com o acréscimo de levantar uma perna enquanto mantém o ângulo de 90 graus, o exercício fortalece a musculatura e promove estabilidade. Mika recomenda fazer de 8 a 10 repetições com cada perna.
Outra atividade indicada pela treinadora é a libélula. A manobra consiste em flexionar levemente os joelhos e estender os braços para os lados, com os punhos fechados. Em seguida, permanecendo na posição, incline o tronco para frente e eleve os braços até a altura dos ombros. Realize o movimento por, no máximo, dois minutos, a fim de tonificar as costas.
A especialista também adicionou ao seu cronograma de exercícios o arco, que estimula toda a região de superiores, como os ombros e o abdômen. Para este exercício, comece em posição de quatro apoios e dobre os cotovelos em um ângulo de 90 graus. Posteriormente, projete o tronco lentamente para frente até que o nariz quase toque o chão. Faça 10 repetições em três séries, ajustando o ritmo conforme seu conforto.
Ademais, completando a rotina diária de treino, Takishima aconselha praticar o movimento chamado "joelhos no peito". O movimento consiste em deitar de costas, com os joelhos dobrados, os pés apoiados no chão e as mãos posicionadas sob as nádegas. Na postura, leve os joelhos em direção ao peito e mantenha por alguns segundos. Assim, você trabalha os músculos do core e melhora o equilíbrio.