Anvisa aprova 1ª insulina semanal para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2 no Brasil
Formulação prolongar a ação da insulina no organismo de pacientes que necessitam da substância para o controle da glicemia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira, 7, a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 1 e 2. O medicamento, chamado Awiqli, foi desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a mesma fabricante do Ozempic.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A formulação, que permite uma única aplicação semanal, foi aprovada após os resultados de testes clínicos que mostraram que o fármaco é eficaz no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1 e 2, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária.
Os pacientes que utilizaram a insulina basal icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção.
Na prática, a formulação prolonga a ação da insulina no organismo de pacientes que necessitam da substância para o controle da glicemia. Isso significa que, com o novo medicamento, alguns pacientes passarão de 365 injeções de insulina por ano para 52.
A insulina semanal icodeca já foi aprovada pela EMA, agência que regula medicamentos na União Europeia, e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão, Canadá e China. No entanto, de acordo com a Novo Nordisk, não há data prevista para lançamento do produto no Brasil.
O próximo passo para que o novo medicamento possa estar disponível no mercado nacional é a definição do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). (*Com informações do Estadão)