Anemia na gravidez: sintomas, como tratar e se prejudica o bebê
A anemia é uma condição comum durante a gravidez, causada normalmente pela falta de ferro no organismo. Saiba os sintomas e como tratar o problema.
A anemia é uma das condições mais frequentes na gravidez, especialmente entre o segundo e o terceiro semestre da gestação. Em geral, ela é caracterizada pelo aumento da necessidade de ferro no organismo e pela diminuição nas taxas de hemoglobina no sangue — proteína responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.
Durante esse período, o corpo produz mais sangue para ajudar no desenvolvimento adequado do feto, da placenta e do cordão umbilical, além de suprir a perda sanguínea que ocorre no parto. Num contexto em que há carência de ferro, o organismo também não produzirá glóbulos vermelhos (ou hemácias) o suficiente para produzir essa quantidade adicional de sangue.
"Um grande peso pode ser atribuído à deficiência de ferro, elemento fundamental na síntese de hemoglobina. A anemia desencadeada por essa deficiência nutricional é denominada anemia ferropriva, a mais comum", explica o ginecologista Carlos Alberto Maganha.
Leia também: Enjoos na gravidez: 6 hábitos alimentares que ajudam a aliviar o sintoma
Causas da anemia na gravidez
Embora a anemia ferropriva seja a mais frequente na gravidez, representando 95% dos casos, a gestante pode desenvolver a condição em decorrência de outros fatores, destacados por Carlos Alberto. São eles:
...
Veja também
Anemia falciforme: saiba o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Anemia: o que é, sintomas e alimentos que combatem
Anemia por deficiência de vitamina B12: sintomas e tratamento
Anemia perniciosa: sintomas, tratamentos e causas
Bebê prematuro: causas, cuidados e complicações
Anemia ferropriva: sintomas, tratamentos e causas
Anemia hemolítica autoimune: sintomas, tratamento e se tem cura