Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amizade com o ex: é melhor ter ou não ter? Essa psicóloga responde o que é mais indicado

Nem todo término precisa ser ruim — mas será que dá pra ser amigo do ex? Veja a opinião de uma psicóloga sobre isso.

18 jul 2025 - 15h56
(atualizado em 18/7/2025 às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Terminar um relacionamento nem sempre significa cortar completamente os laços com a outra pessoa. Em alguns casos, manter a amizade com o ex pode parecer natural — especialmente quando a relação foi marcada por respeito, companheirismo e uma conexão que vai além do amor romântico. 

Mas será que esse contato é sempre saudável? A psicóloga Rejane Sbrissa explica que a resposta não é tão simples quanto parece: tudo depende do contexto e da forma como o término aconteceu.

Leia mais: As cinco frases que os namorados mais tóxicos costumam usar com suas parceiras em uma discussão, segundo a psicologia

Quando a amizade com o ex pode ser saudável — e quando pode afetar o seu bem-estar?

Segundo Rejane, manter uma amizade com o ex só é possível quando a relação anterior foi construída com respeito, diálogo e uma verdadeira parceria. "Muitos casais não criam uma amizade durante o relacionamento. Se não houve essa intimidade antes, dificilmente ela aparecerá depois do término", afirma.

Além disso, a especialista destaca que fatores como o tempo de convivência, o tipo de vínculo (como ex que também é parente ou alguém do círculo social próximo) e as memórias deixadas pela relação podem influenciar. "Tornar-se amigo do ex exige maturidade, respeito mútuo e, principalmente, um afastamento necessário no início do término, para que ambos possam se refazer emocionalmente."

...

Veja mais

Veja também

A Geração Z vem demonstrando há anos que os jovens desenvolveram um medo irracional de falar ao telefone. O Google quer capitalizar isso.

Quatro frases que pessoas extremamente falsas usam para afetar você. Soam de forma inofensiva, mas são um verdadeiro veneno

Sou médico e estes são os três hábitos que sempre indico aos meus pacientes que querem viver mais

Amizade com o ex: é melhor ter ou não ter? Essa psicóloga responde o que é mais indicado

Pessoas carentes usam essas 6 frases o tempo todo mesmo sem perceber. É o que afirma essa psicóloga comportamental

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade