Adolescente salva primo com Manobra de Heimlich; aprenda a técnica
Médicos apontam que o método revolucionou os primeiros socorros de vítimas de asfixia, aumentando o número de salvamentos
Um registro de um adolescente de 14 anos salvando a vida do primo, que se engasgou após tomar leite com achocolatado de flocos crocantes, viralizou recentemente nas redes sociais. O jovem Silas Cabreira, de Fortaleza, utilizou a Manobra de Heimlich, técnica crucial em casos emergenciais de asfixia.
Conheça o método
A técnica, criada pelo médico americano Henry Heimlich, na década de 1970, é usada quando as vias áreas ficam obstruídas por pedaços de alimentos ou objetivos estranhos, ajudando a desengasgar e facilitar a respiração. Desde o seu surgimento, especialistas a classificam como aquela que revolucionou os primeiros socorros e contribuiu para aumento de salvamentos.
Um exemplo é o caso de Igor Vasconcelos, de 13 anos, que conseguiu se recuperar de uma asfixia após a ação rápida do primo. Em entrevista ao 'g1', a tia do adolescente, Lione Vasconcelos, contou que ele aprendeu o método vendo vídeos na internet. "O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou: 'se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar'. Então já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor", afirmou.
Assim, após a repercussão da história nas redes sociais, médicos ressaltaram a importância de saber fazer a Manobra de Heimlich. Mas, antes de aprender a ministrá-la, é necessário ter conhecimento de que a técnica é recomendada para crianças a partir de um ou dois anos, além de adolescentes e adultos.
Passo a passo da Manobra de Heimlich
De acordo com especialistas, é comum que, ao engasgar, uma pessoa coloque as mãos ao redor do pescoço e apresente dificuldades para falar. Nesse caso, a indicação é iniciar rapidamente os primeiros socorros. Para isso, com a vítima de asfixia em pé ou sentada, você deve abraçá-la pelas costas, posicionando as duas mãos — uma fechada em punho e a outra aberta — na região acima do umbigo e abaixo do osso do peito.
Em seguida, depois de localizar a boca do estômago, aplique força e realize movimentos rápidos e para dentro e para cima. Se for uma criança com idade entre um e cinco anos, médicos sugerem reduzir a pressão. O procedimento deve se repetir cerca de dez vezes até conseguir expelir o objeto e liberar as vias respiratórias.
Há a possibilidade, no entanto, da técnica não funcionar e a vítima perder a consciência. Nesse cenário, a orientação é acionar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Profissionais também aconselham checar o pulso e, se constatar uma parada cardiorrespiratória, realizar a reanimação cardiopulmonar (RCP).