Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A inflamação pode não ser resultado apenas do envelhecimento: a culpa pode estar na maneira como vivemos na cidade

Um estudo recente sugere que a inflamação crônica pode não estar tão intimamente ligada ao envelhecimento quanto se pensava.

15 ago 2025 - 11h51
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Tradicionalmente, a inflamação crônica tem sido considerada apenas mais uma parte do processo natural de envelhecimento humano. Mas talvez não seja bem assim: é possível que sintamos essa inflamação em certas regiões do corpo devido ao ambiente em que vivemos. Pelo menos é o que indica um novo estudo publicado na revista Nature, que afirma que algumas das ideias mais difundidas sobre o processo biológico de envelhecimento podem estar equivocadas.

Especificamente, uma pesquisa conduzida pela Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia (Nova York, Estados Unidos) concluiu que o envelhecimento inflamatório não é uma característica universal dos seres humanos, mas depende do estilo de vida e de fatores sociais e culturais. Isso pode abrir novas possibilidades de estudo para retardar o envelhecimento.

Leia mais: Sou endocrinologista e garanto: "Tomar o café da manhã depois das 9 horas pode aumentar os níveis de cortisol"

A diferença pode estar no local onde você vive e nos seus hábitos

A relação entre idade, inflamação e doença é conhecida, em inglês, como inflammaging — uma junção das palavras "inflamação" e "envelhecimento". Trata-se de um mecanismo no qual o sistema imunológico protege o corpo contra lesões ou infecções.

...

Veja mais

Veja também

Tenho 101 anos e esses são os 2 alimentos que eu jamais como: "Isso mantém minha mente afiada"

Dan Buettner, especialista em longevidade: "Estes são os três melhores esportes para viver até os 100 anos."

Se você quiser fazer um lanche entre as refeições, este é o lanche mais saudável para fazer isso, de acordo com este especialista em longevidade

David Sinclair, um dos maiores especialistas em longevidade do mundo: "Comer devagar e com moderação pode ser a chave para a longevidade."

Sabíamos que viver perto do mar nos daria anos de vida. O que não sabíamos era que era literalmente

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade