PUBLICIDADE

7 atitudes que prejudicam a saúde dos seus cabelos; confira

Existem hábitos que parecem inofensivos para os cabelos, mas não são; dermatologista explica quais são eles

4 set 2023 - 11h16
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Lavar, tratar, hidratar, nutrir… São muitos os cuidados necessários com os cabelos, não é mesmo? Dependendo da cor e da classificação, somam-se ainda mais etapas de tratamento e de cronograma capilar.

No entanto, o que muita gente não sabe é que possível colocar arruinar tudo isso quando não se pratica hábitos que são prejudiciais aos fios. Afinal, não adianta usar um produto que fortaleça o cabelo, se você tem atitudes que o enfraquecem.

Por isso, trouxemos dicas da dermatologista Rita de Cássia Rossini, especializada em tricologia, sobre os enganos que você pode cometer com os cabelos sem perceber. Veja e anote tudo para não errar mais!

Lavar com água quente

Usar água quente faz mal pois deixa os fios oleosos, frágeis e quebradiços. Assim, ao lavar o cabelo, opte sempre por uma temperatura fria ou morna.

Não lavar o cabelo com frequência

Não lavar o cabelo também pode causar problemas e até doenças, como a dermatite seborreica, que é uma inflamação que causa descamação e vermelhidão. Nesse sentido, a especialista indica lavar os cabelos três vezes na semana. Mais vezes que isso pode ser um exagero e trazer danos para os fios.

Deixar de higienizar a escova de cabelo

Outra questão importante, é que todas as sujeiras que apareçam na escova de cabelo sejam removidas. Retire sempre os fios que ficam após a escovação e lave com sabão e água corrente. Deixe secar bem em um local arejado para evitar mofo.

Cortar o cabelo é mais importante do que você imagina:

Prender os cabelos molhados ou com força

Nunca prenda os fios enquanto eles estiverem molhados, pois isso danifica a sua estrutura. Além disso, um erro que muitas pessoas cometem é prender o cabelo com muita força, o que pode levar à queda dos fios, gerando alopecia.

Deixar a toalha na cabeça após o banho

Apesar de esse ser um hábito que ajuda a secar o cabelo, ele não é indicado. Isso porque, a toalha gera atrito com os fios. Por sua vez, o ambiente úmido pode acabar aumentando as chances de surgirem fungos no couro cabeludo.

Usar xampu e condicionador em excesso

O excesso de xampu pode retirar água e óleos da parte externa do fio, deixando-os mais secos e frágeis. Já usar muito condicionador na raiz dos cabelos pode ocasionar uma obstrução da abertura do folículo. Atitudes como essas podem piorar quadros de dermatite seborreica e outras alopecias do couro cabeludo, além de deixar o fio pesado e não maleável.

Usar produtos inadequados para o tipo de cabelo

Às vezes, o que pode ser bom para um cabelo, pode não beneficiar outros fios. Por isso, observe sempre se os seus produtos são adequados para seu tipo de cabelo.

Fonte: TodaTeen

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade