PUBLICIDADE

5 erros comuns ao usar o shampoo

Será que você tem usado o shampoo corretamente? Alguns erros durante o uso são comuns, mas podem trazer prejuízos aos fios; veja como evitar

13 mai 2022 16h02
ver comentários
Publicidade
Aprenda a usar o shampoo do jeito certo
Aprenda a usar o shampoo do jeito certo
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Lavar o cabelo é como uma atividade automática. Por já ter prática, só entramos no chuveiro e já executamos cada etapa rapidinho. No entanto, os produtos usados e a forma de limpar os fios impactam muito no resultado, sabia? 

Segundo a cabeleireira Janny Mota, fazer a lavagem de um jeito errado pode prejudicar a saúde das madeixas, ocasionando problemas no couro cabeludo e até queda. Dos erros mais comuns, ela destaca a aplicação do shampoo. 

Será que você tem feito certo por aí? Confira alguns hábitos que devem ser evitados ao usar o produto, pois podem danificar os cabelos, e conquiste fios mais saudáveis e bonitos! 

Aplicar shampoo nas pontas

Se a oleosidade é produzida e concentrada na raiz, nada de espalhar o limpador nas pontas. Embora pareça inofensivo, isso pode ressecar os fios, causar nós e dificultar na hora de desembaraçar, facilitando a quebra. Portanto, o modo certo é aplicar o produto do couro até a metade do comprimento e deixar que a água espalhe para as demais partes. 

Usar o mesmo shampoo sempre

Ainda que você escolha uma versão compatível com o seu tipo de cabelo (oleoso, seco, quimicamente tratado...), é preciso estar de olho na fase atual dos fios para entender qual é a melhor opção. Por exemplo, no calor requer mais limpeza, enquanto no inverno pede maior hidratação, e assim por diante. 

Não molhar o cabelo como deveria

Não vale só umedecer as madeixas e já partir para o shampoo, viu? O certo é molhar o cabelo até encharcá-lo para, só depois, aplicar o limpador. Isso porque, além da água ajudar a eliminar oleosidade e resíduos da raiz, o produto tende a não espalhar por completo se os fios não estiverem bem molhados. Ah, e fuja da água quente! 

Esfregar o couro cabeludo com força

Você molha os fios, aplica o shampoo e esfrega sem dó? Melhor parar se não quiser machucar nem danificar a cabeleira! O ideal é que a lavagem seja delicada, como uma massagem mesmo. Não use as unhas, apenas as pontas dos dedos, e aproveite o momento para relaxar.

Lavar demais ou de menos

Tanto o excesso, quanto a falta de lavagens são ruins para a saúde capilar, sabia? Esperar muito para lavar o cabelo de novo pode resultar em coceira e até irritações. Enquanto não respeitar os intervalos mínimos deixará o couro seco e, consequentemente, ele produzirá mais oleosidade. 

Fonte: Janny Mota, cabeleireira. 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade