PUBLICIDADE

5 dicas para manter a cutícula bela e hidratada!

Cuidar das unhas vai além da escolha do esmalte, veja se está no caminho certo

26 set 2021 15h05
ver comentários
Publicidade
Faça uma hidratação mais intensiva nas cutículas pelo menos uma vez por semana!
Faça uma hidratação mais intensiva nas cutículas pelo menos uma vez por semana!
Foto: Unsplash/ Ridofranz / Alto Astral

Há quem diga que as unhas precisam respirar, enquanto outras pessoas falam que isso é mito, mas tudo que está limpo e bem cuidado se torna melhor, certo? Assim, você sabia que é importante cuidar da saúde das unhas e, principalmente, das cutículas?

Pois bem, deixar as unhas com aspectos impecáveis vai além de uma cor de esmalte bonita ou tamanho; mais do que beleza, as unhas precisam ser cuidadas e preservadas para se manterem sempre saudáveis e, consequentemente, belas. E isso está mais relacionado com as cutículas do que você imagina!

Primeiro de tudo, o que talvez muitos não saibam é que não tirar a cutícula pode ser o menor dos problemas, já que o pulo do gato é ter o hábito hidratá-las. Isso porque, segundo o dermatologista Daniel Cassiano, esmaltar as unhas frequentemente resseca as cutículas. "Com a pele ressecada, ela fica mal aderida à unha, o que pode gerar inflamação e infecção, e consequentemente vermelhidão", explica o especialista.

A dermatologista Patrícia Mafra ressalta ainda que é muito importante utilizar creme hidratante para as mãos que também podem nutrir as cutículas. "Quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com aquelas  pontinhas de pele soltas", alerta a dermatologista.

Outro ponto importante a se considerar é que a cutícula protege a base da unha. Assim, Daniel esclarece que "a partir da perda da cutícula ocorre a penetração de produtos irritantes ou até de microrganismos entre a unha e a pele [próxima da cutícula], fazendo com que em alguns casos, provoque alteração da unha de maneira aguda ou até mesmo crônica".

Portanto, quando a cutícula é retirada, facilita a entrada de bactérias e fungos, principalmente se esse processo é feito em salões com alicates que podem estar sujos ou contaminados.

De acordo Patrícia, o melhor a se fazer é não retirar a cutícula com alicate, e sim empurrá-la com uma espátula, removendo somente o excesso de pele. "Faça esse procedimento com cuidado, preferencialmente depois de hidratar bem as unhas com a luva de filme de PVC", complementa a médica.

Para manter suas unhas saudáveis e lindas, os especialistas recomendaram 5 dicas ao Alto Astral que vão te ajudar a cuidar das cutículas. Confira abaixo: 

  • Faça uma hidratação mais intensiva nas mãos uma vez por semana espalhando um creme hidratante nas mãos e, depois, envolvendo-as com filme de PVC. Deixe o creme agir por 20 minutos antes de retirar o filme e o excesso de creme;
  •  Não remova as cutículas, empurre-as;
  •  Mantenha as mãos e, consequentemente, as cutículas sempre hidratadas;
  • Se você entra em contato constante com a água, como é o caso cozinheiros, copeiros, donas de casa e/ou cabeleireiros, use luvas para executar suas tarefas;
  • Evite esmaltar as unhas com tanta frequência, evitando, assim, traumatizar as cutículas;

Fontes: Daniel Cassiano, médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é cofundador da clínica GRU Saúde e doutorando em medicina translacional pela (UNIFESP); Patrícia Mafra, médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD). 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade