PUBLICIDADE

4 formas de diminuir a conta de luz nos dias de calor

No calor, aparelhos como o ventilador e o ar-condicionado aumentam a conta de luz; saiba como diminuir os gastos

24 mar 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

As épocas de calor podem trazer uma consequência bem indesejada para as finanças da casa. Ventilador, ar-condicionado e outros aparelhos muito usados nesses períodos aumentam bastante o consumo de energia elétrica, o que se reflete na conta de luz.

Veja dicas para diminuir a conta de luz
Veja dicas para diminuir a conta de luz
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O especialista em finanças pessoais João Victorino recomenda cuidado nesse sentido. "Não está proibido usar a energia elétrica, ainda mais com as fortes ondas de calor que enfrentamos, mas é preciso cautela para que os gastos não sejam altos a ponto de prejudicar o seu orçamento. Também existe a questão ambiental, precisamos ser conscientes", pontua.

De acordo com ele, pequenas mudanças de hábito, como deixar de ligar o ar-condicionado o dia todo e começar a alterná-lo com o ventilador ou as janelas abertas, já pode ajudar. Além disso, ter um bom planejamento financeiro é essencial.

"Ter um planejamento financeiro bem estruturado é fundamental para todas as situações da vida, principalmente neste período de calor. Desta forma, se você já tem uma reserva para gastos que extrapolem o orçamento, será mais fácil de lidar com a conta mais cara durante alguns meses do ano", diz.

Há ainda outros aspectos sobre os quais você deve pensar para diminuir a conta de luz mesmo em épocas de calor. Veja alguns:

Padrão de consumo da residência

Reúna as informações sobre os seus gastos de energia em uma planilha. Escreva o número e tipo de aparelhos eletrodomésticos, o volume e duração dos banhos diários, o consumo médio mensal de energia, entre outros aspectos importantes.

Assim, você vai conseguir perceber quais os gastos mais desnecessários que estão ocorrendo e quais as oportunidades para diminuir o consumo e tornar a sua conta de luz mais barata.

Aparelhos fora das tomadas

Você possui muitos aparelhos eletrônicos que permanecem em modo de espera por longos períodos sem serem utilizados? Esse pode ser o caso de aparelhos de DVD, videogames, aparelhos de som, home theaters etc.

Se for assim na sua casa, passe a desligá-los da tomada. Eles vão gastar 20% menos energia dessa forma.

Troca de aparelhos antigos

Dispositivos mais antigos consomem uma quantidade maior de energia. Isso se deve ao avanço das tecnologias de eficiência energética ao longo do tempo, bem como às regulamentações que exigem padrões mais econômicos.

Segundo uma pesquisa da Proteste, substituir aparelhos como ar-condicionado e geladeira por modelos mais modernos pode resultar em uma redução de até 67% na conta de eletricidade de uma residência.

Direito a desconto

Outra forma de diminuir a sua conta de luz é usando algum desconto ao qual você tenha direito. A Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, beneficia famílias de baixa renda e pode reduzir a fatura de eletricidade em até 65%. Confira se você se qualifica para descontos desse tipo.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade