Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

3 mitos e verdades sobre consumo de álcool e exercícios físicos

A taça de vinho pós-treino é benéfica ou prejudicial? E aquela cervejinha no final de semana, anula os resultados da academia? A relação entre álcool e atividade física é cheia de nuances, e a ciência nos ajuda a separar o que é lenda do que realmente afeta seu corpo e seus ganhos

24 jun 2025 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários

Para muitos, a rotina de exercícios físicos e a busca por um estilo de vida saudável andam de mãos dadas. Mas e o álcool? Seja uma taça de vinho na social, uma cerveja gelada no churrasco ou um drink no fim de semana, as bebidas alcoólicas são parte integrante da cultura e do lazer de muita gente. A questão é: como essa combinação afeta seu desempenho na academia, a recuperação muscular e, em última instância, sua saúde?Vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o consumo de álcool e seus impactos na atividade física, com base em evidências científicas.

bebida alcoólica interfere nos exercícios físicos? Entenda
bebida alcoólica interfere nos exercícios físicos? Entenda
Foto: depositphotos.com / nuclear_lily / Bons Fluidos

Por isso, reunimos alguns especialistas que podem explicar o que é mito e o que é verdade.

1.Uma taça de vinho tinto faz bem à saúde cardiovascular (mito)

Por muito tempo, o resveratrol do vinho tinto foi a estrela de estudos que associavam o consumo moderado a benefícios cardiovasculares. No entanto, pesquisas mais recentes e organizações de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial do Coração são categóricas: não existe um nível seguro ou benéfico de consumo de álcool para a saúde cardiovascular. Qualquer quantidade pode trazer riscos, incluindo o aumento da pressão arterial, arritmias e o risco de câncer. Por isso, quando falamos em um possível benefício do álcool na saúde cardíaca, há sérias ressalvas.

2. Álcool impacta a recuperação muscular após os exercícios físicos (verdade)

Quanto à recuperação depois dos exercícios físicos, o álcool é inimigo. Para Dra. Camila Dziegiecki, nutricionista, "o principal ponto sobre o consumo de álcool é que, ao ingerir qualquer quantidade, o foco do nosso corpo passa a ser a eliminação dessa substância. Assim, ele não se preocupa com a digestão ou com a recuperação das fibras musculares que foram estressadas durante o exercício. Isso leva à diminuição dos resultados positivos do treino, além do catabolismo, que resulta na perda de massa muscular."  Ou seja, aquela taça "relaxante" pode estar literalmente roubando seus ganhos.

3. Beber e treinar traz prejuízos na performance (verdade) 

Segundo Dra. Paula Vasconcelos, nutróloga, "a pessoa que deseja ganhar massa muscular pode enfrentar prejuízos, pois o álcool interfere nos níveis hormonais essenciais para esse processo. Além dos efeitos internos, o consumo de álcool traz prejuízos externos. A pessoa acorda com ressaca, o que pode atrasar a recuperação e dificultar a volta à atividade física de qualidade."

Por fim,  o head coach da Down to Fight, Zelão, o álcool tem impacto direto não só nos resultados, mas também na disciplina e na constância - pilares essenciais para qualquer progresso. "O que mais vejo na prática é aluno que treina forte a semana inteira e acha que pode 'compensar' no fim de semana com bebida. Só que isso gera um efeito dominó: o sono é prejudicado, a alimentação desregulada e o treino de segunda já vem mais lento ou nem acontece. Isso, somado, atrasa os resultados", conclui.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade