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12 alimentos diuréticos que ajudam a eliminar o inchaço abdominal

A retenção hídrica fica preocupante quando se torna permanente, já que pode ser sintoma de alguma doença mais grave

31 jul 2020
13h07
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Também conhecido como edema, essa anomalia é resultado do aumento de líquido no espaço entre as células do organismo, o que faz com que elas fiquem mais afastadas umas das outras, prejudicando o transporte dos nutrientes por ter que percorrer uma distância maior. Para evitar o avanço e agravamento desse problema, além de uma consulta médico, faz-se necessário o consumo diário dos alimentos diuréticos para desinchar.

Normalmente, esse incômodo é resultado da oscilação hormonal ou de uma alimentação desequilibrada. Em muitos casos, a mulher observa esse aumento do volume do corpo, principalmente, no período pré-menstrual. "Na segunda fase do ciclo, quando a progesterona é predominante, a mulher tende a reter mais líquidos, o causa a sensação de sentir-se maior e estufada", explica a endocrinologista Silvia Bretz.

Afinal, o inchaço pode ser perigoso?

O inchaço é preocupante quando se torna permanente, já que pode ser sintoma de alguma doença, sendo necessário consultar um médico e investigar as causas. "O edema pode ser generalizado ou localizado. Na ausência de doenças específicas, pode ocorrer na região abdominal, pernas e pés com maior prevalência", explica a nutricionista Lenita Borba.

Além de procurar um especialista, é possível aderir a uma maneira mais simples para afastar esse problema: a alimentação saudável. Elimine a retenção de líquido com uma dieta balanceada, adicionando as opções selecionadas a seguir.

As melhores opções de alimentos diuréticos para desinchar

A nutricionista funcional Helouse Odebrecht listou os principais ingredientes que vão auxiliar você a deixar esse mal no passado e ficar com o corpo em dia.

Alface

Rica em vitaminas A, B, C e E, minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de fibras, ela conserva a saúde da pele e das mucosas, dá resistência aos vasos sanguíneos e age contra o acúmulo de toxinas. A porção diária recomendada é de 1 prato (sobremesa).

Abobrinha

Apresenta elevado teor de vitamina B1, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e atuando como um poderoso diurético. Perfeito para quem quer emagrecer: deliciosa, barata e anti-inchaço!

Melancia

Possui bastante água, vitaminas do complexo B, licopeno, betacaroteno, luteína, zeaxantina e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na eliminação de água pelo organismo e o ideal é ingerir 1 fatia média ao dia.

Chuchu

Por possuir bastante água em sua composição, tem poder diurético. Quando consumido na sua forma natural ou em suco, estimula a produção de urina e reduz a retenção de líquido, principalmente por limpar e desintoxicar o organismo. Consuma 1/2 xícara (chá) de chuchu cozido por dia.

Melão

Contém alta quantidade de potássio, vitaminas A e C, ácido linoleico, licopeno, zeaxantina e lanoesterol. Tem ação anticancerígena e diurética e pode ser consumido puro ou batido na forma de vitamina. O recomendado é ingerir 1 fatia média por dia.

Abóbora

Versátil, saudável e saborosa, a abóbora funciona como aliada da dieta. "Ela gera resíduo alcalino no organismo, favorecendo o equilíbrio ácido-básico, responsável pelo emagrecimento e pelo equilíbrio metabólico. Além disso, por possuir quantidade significativa de fibras, a fruta auxilia na saciedade, na frequência evacuatória e na eliminação de toxinas", destaca Helouse.

Alcachofra

O alimento pode aumentar a produção de urina, além de filtrar e eliminar toxinas dos rins, combatendo a retenção de líquido. É rica em vitaminas do complexo B, A, ferro, cálcio e fósforo. Ainda possui muitas fibras, melhorando o funcionamento do intestino e trazendo saciedade.

Água de coco

Quando consumida em sua essência natural, é muito benéfica para a saúde, hidratando o organismo. É rica em potássio e sais minerais que combatem o inchaço, pois purificam o fígado. Caso você queira adicionar essa bebida em seu cardápio, tome 250ml do suco duas vezes ao dia.

Limão

O ácido cítrico do limão contribui para alcalinizar o sangue e, consequentemente, equilibrar o metabolismo. Ação que tem forte efeito sobre o inchaço do corpo, eliminando as toxinas e a retenção de líquido. A melhor forma de ingerir a fruta é espremendo-a em um copo de água, sem açúcar.

Maracujá

A fruta possui alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central, ajudando a combater, além da depressão, a ansiedade e distúrbios do sono. Os benefícios não estão concentrados somente na polpa, já que as folhas do fruto também são muito bem-vindas na preparação de chás.

Aveia

Um dos mais potentes alimentos diuréticos para desinchar. Esse cereal contribui para equilibrar os níveis de estrogênio, reduzindo a retenção de líquidos. Ela ainda é rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Consuma seu farelo junto com um iogurte de mel.

Chá verde

Tem ação lipolítica, ou seja, facilita a queima de gordura em excesso no organismo. Essa bebida também auxilia na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes.

Atenção!

Silvia considera importante entender o próprio corpo para identificar quando o inchaço abdominal deve ser investigado. Não é sempre que ele é a causa do aumento de peso, isso depende de cada situação.

"Existem mulheres que sofrem com o inchaço por abusos cometidos e outras por problemas hormonais que devem ser devidamente avaliados por um médico endocrinologista", alerta.

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