PUBLICIDADE

12 alimentos diuréticos que ajudam a eliminar o inchaço abdominal

A retenção hídrica fica preocupante quando se torna permanente, já que pode ser sintoma de alguma doença mais grave

31 jul 2020 13h07
ver comentários
Publicidade

Também conhecido como edema, essa anomalia é resultado do aumento de líquido no espaço entre as células do organismo, o que faz com que elas fiquem mais afastadas umas das outras, prejudicando o transporte dos nutrientes por ter que percorrer uma distância maior. Para evitar o avanço e agravamento desse problema, além de uma consulta médico, faz-se necessário o consumo diário dos alimentos diuréticos para desinchar.

Normalmente, esse incômodo é resultado da oscilação hormonal ou de uma alimentação desequilibrada. Em muitos casos, a mulher observa esse aumento do volume do corpo, principalmente, no período pré-menstrual. "Na segunda fase do ciclo, quando a progesterona é predominante, a mulher tende a reter mais líquidos, o causa a sensação de sentir-se maior e estufada", explica a endocrinologista Silvia Bretz.

Afinal, o inchaço pode ser perigoso?

O inchaço é preocupante quando se torna permanente, já que pode ser sintoma de alguma doença, sendo necessário consultar um médico e investigar as causas. "O edema pode ser generalizado ou localizado. Na ausência de doenças específicas, pode ocorrer na região abdominal, pernas e pés com maior prevalência", explica a nutricionista Lenita Borba.

Além de procurar um especialista, é possível aderir a uma maneira mais simples para afastar esse problema: a alimentação saudável. Elimine a retenção de líquido com uma dieta balanceada, adicionando as opções selecionadas a seguir.

As melhores opções de alimentos diuréticos para desinchar

A nutricionista funcional Helouse Odebrecht listou os principais ingredientes que vão auxiliar você a deixar esse mal no passado e ficar com o corpo em dia.

Alface

Rica em vitaminas A, B, C e E, minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de fibras, ela conserva a saúde da pele e das mucosas, dá resistência aos vasos sanguíneos e age contra o acúmulo de toxinas. A porção diária recomendada é de 1 prato (sobremesa).

Abobrinha

Apresenta elevado teor de vitamina B1, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e atuando como um poderoso diurético. Perfeito para quem quer emagrecer: deliciosa, barata e anti-inchaço!

Melancia

Possui bastante água, vitaminas do complexo B, licopeno, betacaroteno, luteína, zeaxantina e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na eliminação de água pelo organismo e o ideal é ingerir 1 fatia média ao dia.

Chuchu

Por possuir bastante água em sua composição, tem poder diurético. Quando consumido na sua forma natural ou em suco, estimula a produção de urina e reduz a retenção de líquido, principalmente por limpar e desintoxicar o organismo. Consuma 1/2 xícara (chá) de chuchu cozido por dia.

Melão

Contém alta quantidade de potássio, vitaminas A e C, ácido linoleico, licopeno, zeaxantina e lanoesterol. Tem ação anticancerígena e diurética e pode ser consumido puro ou batido na forma de vitamina. O recomendado é ingerir 1 fatia média por dia.

Abóbora

Versátil, saudável e saborosa, a abóbora funciona como aliada da dieta. "Ela gera resíduo alcalino no organismo, favorecendo o equilíbrio ácido-básico, responsável pelo emagrecimento e pelo equilíbrio metabólico. Além disso, por possuir quantidade significativa de fibras, a fruta auxilia na saciedade, na frequência evacuatória e na eliminação de toxinas", destaca Helouse.

Alcachofra

O alimento pode aumentar a produção de urina, além de filtrar e eliminar toxinas dos rins, combatendo a retenção de líquido. É rica em vitaminas do complexo B, A, ferro, cálcio e fósforo. Ainda possui muitas fibras, melhorando o funcionamento do intestino e trazendo saciedade.

Água de coco

Quando consumida em sua essência natural, é muito benéfica para a saúde, hidratando o organismo. É rica em potássio e sais minerais que combatem o inchaço, pois purificam o fígado. Caso você queira adicionar essa bebida em seu cardápio, tome 250ml do suco duas vezes ao dia.

Limão

O ácido cítrico do limão contribui para alcalinizar o sangue e, consequentemente, equilibrar o metabolismo. Ação que tem forte efeito sobre o inchaço do corpo, eliminando as toxinas e a retenção de líquido. A melhor forma de ingerir a fruta é espremendo-a em um copo de água, sem açúcar.

Maracujá

A fruta possui alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central, ajudando a combater, além da depressão, a ansiedade e distúrbios do sono. Os benefícios não estão concentrados somente na polpa, já que as folhas do fruto também são muito bem-vindas na preparação de chás.

Aveia

Um dos mais potentes alimentos diuréticos para desinchar. Esse cereal contribui para equilibrar os níveis de estrogênio, reduzindo a retenção de líquidos. Ela ainda é rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Consuma seu farelo junto com um iogurte de mel.

Chá verde

Tem ação lipolítica, ou seja, facilita a queima de gordura em excesso no organismo. Essa bebida também auxilia na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes.

Atenção!

Silvia considera importante entender o próprio corpo para identificar quando o inchaço abdominal deve ser investigado. Não é sempre que ele é a causa do aumento de peso, isso depende de cada situação.

"Existem mulheres que sofrem com o inchaço por abusos cometidos e outras por problemas hormonais que devem ser devidamente avaliados por um médico endocrinologista", alerta.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade