O que o cérebro do cliente precisa sentir para fazer uma compra?
No 14º episódio do LV Talks, Letícia Vaz fala sobre os gatilhos que afetam o comportamento de consumo
O que o cérebro do cliente precisa sentir para fazer uma compra? Quais são os gatilhos que afetam o comportamento de consumo? Essas perguntas são respondidas pela empreendedora Letícia Vaz, no 14º episódio do LV Talks, podcast sobre negócios, marketing, redes sociais, liderança e gestão.
Dona de seis negócios de sucesso e com 10 anos de experiência no mundo dos negócios, Letícia explica o que está por trás de cada decisão do cliente em comprar ou não um produto. Entre os fatores internos e externos citados, estão necessidades, desejos, valores, influências sociais e aspectos psicológicos.
"Toda decisão no nosso cérebro passa por três pilares diferentes. O primeiro é o sistema límbico, que é o sistema da emoção. O segundo é o sistema reptiliano, que é o nosso instinto de sobrevivência. E o terceiro é o córtex pré-frontal, que é o sistema de validação lógica e racional da minha decisão”, cita Letícia.
No episódio, que tem 15 minutos, Letícia Vaz explica como funciona detalhadamente cada um desses sistemas, dando exemplos, e ainda lembra de um estudo da Universidade de Harvard que mostra quais são as cinco emoções principais que uma pessoa sente na hora de uma compra. São eles:
- Segurança
- Pertencimento
- Alívio
- Antecipação
- Exclusividade
Letícia Vaz é fundadora da loja de roupas LV Store e da MODALAB, o 1º laboratório para e-commerce de moda. Além disso, é sócia da Nuvem Shop, plataforma líder de e-commerce na América Latina, e da Nexus Analytics, um serviço de consultoria com foco em aceleração para e-commerces.