Vida e saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Especial Síndrome de Down
A reação do príncipe

Especial:
Relatos marcantes:
» Filho de Damon Hill
» Documentarista
» Faixa-preta de judô
» Lais Mendes Pimentel
» Luiz Felipe: artista
» Princesa Maria Christina
» Sebastião Salgado

Veja também:
» Capa do especial
» Entenda a síndrome
» Histórico
» Inclusão social
» Terapias
» Índice do especial
O príncipe Dom João de Orleans e Bragança define como "importante, construtiva e recompensa" a experiência de ser pai da Maria Christina mas a história não é só de louros.

"Quando ela nasceu foi um choque, a gente não sabia de nada, como acho que seja o caso de 90% das pessoas que têm filho com síndrome de Down. Você se vê com uma missão de achar uma agulha no palheiro. No começo, foi muita dor, muita confusão, tristeza, mas ao longo dos anos foi se transformando em desafio, em alegria, em resultados", diz Dom Joãozinho.

O príncipe lembra da reação das pessoas quando Killy nasceu.

"Quando ela nasceu, as pessoas diziam, 'coitado de vocês', 'vocês não mereciam isso!' Mas ela não dá trabalho nenhum. Tem muita gente que acha que os pais e os irmãos vão ter que se podar de coisas, se limitar em atividades...Não é o caso", diz o príncipe.

Sobrenome

E o sobrenome real só conta como arma na batalha da integração das pessoas que nasceram com Down, como explica o príncipe Dom João.

"Por nós sermos pessoas em evidência, descendentes de Dom Pedro I e II, da princesa Isabel, tendo o nome que a gente tem, acho que é muito positivo podermos falar sobre esse assunto. Aliás, nós temos o dever em poder ser útil para a nossa sociedade. O trabalho das famílias reais não é outra coisa do que servir de exemplo".

Dom João está ciente dos olhares das pessoas quando a família vai a restaurantes, praia ou a um jogo de futebol.

"Todo mundo olha mesmo. Eu ficava olhando, quando criança, quase como se fosse um ET. A falta de informação era muito maior. E a gente trata ela igualzinho, brinca e briga da mesma forma. Isso ensina as pessoas a serem cidadãs, a olhar as minorias de uma forma muito mais responsável, com menos ou nenhum preconceito", conclui Dom João de Orleans e Bragança, pai de Killy.

Leia mais:
» Introdução
» Princesa de agenda cheia
» Família real engajada
» Sobrenome não impediu rejeição
» A reação do príncipe

Lais Mendes Pimentel / BBC Brasil

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade