Vida e saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Especial Síndrome de Down
Luiz Felipe Badin, a pessoa com Down mais famosa do Brasil

Especial:
Relatos marcantes:
» Filho de Damon Hill
» Documentarista
» Faixa-preta de judô
» Lais Mendes Pimentel
» Luiz Felipe: artista
» Princesa Maria Christina
» Sebastião Salgado

Veja também:
» Capa do especial
» Entenda a síndrome
» Histórico
» Inclusão social
» Terapias
» Índice do especial
Ao estrear como ator na TV Globo, em 1993, na novela O Mapa da Mina, de Cassiano Gabus Mendes, Luiz Felipe Badin encontrou um ótimo veículo para sua verve.

Muito falante, simpático e opinativo, este carioca de 34 anos, foi visto pela primeira vez na televisão ao participar de um Xou da Xuxa exibindo um de seus talentos, o de pianista.

Badin já participou de vários especiais, como o seriado Mulher e novelas, a mais recente Coração de Estudante, de Emanuel Jacobina.

Órfão de pai e mãe, Luiz Felipe Badin mora no Rio de Janeiro com seus tios. Em vários momentos da entrevista, ele falou das saudades que sentia de sua mãe e do amor que nutre por Deus.

"Luiz Felipe Badin é um cara que analisa bem, que faz avaliações de algumas crianças, não só com síndrome de Down mas com outras dificuldades de aprendizado. Aliás, várias mulheres que têm filhos com Down não estão preocupadas em ouvir uma opinião de amigo, do irmão".

E continua: "Você encontrou, na sua vida, uma pessoa apaixonante, porque a minha vontade é de apertar, de abraçar, de querer o bem", diz Badin.

Orgulhoso em estar dando uma entrevista para a "BBC de Londres", Badin confessa seu sonho de tocar piano para a rainha Elizabeth 2ª e se mostra consciente da importância de falar sobre si próprio.

"Você me chamou a atenção sobre a importância de ser um brasileiro que tem uma deficiência mental e que tem capacidade de trabalhar", explica o ator. "Eu digo isso porque é verdade”, fala Badin num bordão que ele usa de tempos em tempos durante a entrevista.

"Quero aparecer pois quero dar conselhos para essas pessoas, para aproveitar esta imagem. Não só você que teve um filho com Down deve começar a prepará-lo para um futuro melhor, pois quando ele crescer, vai ser como eu sou, assim, trabalhando. Então é exatamente isso o que eu quero, que estas pessoas tenham noção do que nós somos capazes", diz Badin.

Vaidoso, não só ele adora saber que é popular como fica à vontade em aparecer. "Nos primeiros dias de gravação, fico nervoso mas depois gosto de ser o rei da cocada", diz rindo.

Antes de exibir seus dotes no piano, onde ele executou sua "favorita", Doutor Jivago, Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, música que ele tocou numa antiga campanha de conscientização sobre a síndrome de Down, Luiz Felipe Badin respondeu a umas perguntinhas rápidas mas reveladoras.

BBC Brasil: O que te deixa feliz?

Luiz Felipe Badin: Tudo o que está à minha volta.

BBC Brasil: E o que te entristece?

Badin: Inveja.

BBC Brasil: As pessoas têm inveja de você?

Badin: Com certeza.

BBC Brasil: Inveja de que?

Badin: De tudo. Tem medo até de cumprimentar, de apertar a mão.

BBC Brasil: Medo de que?

Badin: Medo de olhar.

BBC Brasil: Porque você acha que as pessoas às vezes têm medo de cumprimentar?

Badin: Porque a gente nunca sabe o dia de amanhã.

Lais Mendes Pimentel / BBC Brasil

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade