Vida e saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Especial Síndrome de Down
Família real engajada

Especial:
Relatos marcantes:
» Filho de Damon Hill
» Documentarista
» Faixa-preta de judô
» Lais Mendes Pimentel
» Luiz Felipe: artista
» Princesa Maria Christina
» Sebastião Salgado

Veja também:
» Capa do especial
» Entenda a síndrome
» Histórico
» Inclusão social
» Terapias
» Índice do especial
O nascimento de Maria Christina fez Dona Stella repensar sua postura como mulher e cidadã e, desde então, ela batalha pela valorização de todas as formas do que ela define como "ecologia humana".

"Vejo a Killy como uma peça fundamental na minha evolução como ser humano. Desde que ela nasceu, foi instintivo. Eu nunca quis que ela tivesse uma vida à parte, que vivesse numa redoma de vidro. O mundo é bonito, tem problemas e é de todos, inclusive dela. E acho que ela contribui neste mundo", diz a mãe de Maria Christina.

A síndrome de Down foi a propulsora da reviravolta interna vivida por Dona Stella mas, com o tempo, seu campo de ação extrapolou.

"Comecei a ver que o que era bom para uma pessoa com Down, era bom para qualquer pessoa com problema. Depois eu vi que algo que era bom para alguém que tem algum problema, é bom para qualquer pessoa".

E ela dá o exemplo da educação que ela define como uma das questões mais "complicadas". "Minha visão hoje é de que a escola não é boa para ninguém. Em termos de população, ela deveria ter um percentual diferente de pessoas do bairro. É tão antinatural estar numa escola em que todos têm síndrome de Down. Se você imagina que 10% da população têm uma deficiência, uma diferença, é antinatural concentrar os 10% num local, ou estar numa escola onde estão os 90%", diz Dona Stella de Orleans e Bragança, atualmente uma das mais ardentes defensoras da sociedade inclusiva, onde todos, com ou sem deficiência, têm o mesmo valor como cidadão e não há espaço para paternalismo ou condescendência.

"O conceito da sociedade inclusiva não é uma luta da minoria para a maioria. Para mim, é uma batalha global, pois minoria e maioria deveriam estar de mãos dadas lutando por isso".

"A gente não inventou este movimento (o da sociedade inclusiva), é uma onda gigantesca, um movimento internacional que está surgindo e que não é de hoje. Quem conseguir pegar esta onda agora, vai surfar legal. Quem deixar para depois, pode levar um caldo", alerta Dona Stella.

"Se esses 90% tivessem convivido com o mundo real, ou seja, com os 10%, durante a sua vida, estes 90% que hoje são profissionais, governantes, seriam muito mais atentos, responsáveis e humanos na hora de exercer as funções que hoje têm", explica a arquiteta Dona Stella de Orleans e Bragança que exemplifica como este pensamento é refletido em seu trabalho.

"Um arquiteto estaria, assim, mais ligado na criação de um espaço para todas as pessoas, para os cadeirantes, para os obesos, as crianças... Se a escola tivesse dando conta dos 10%, ela estaria sendo melhor para os 90%", conclui a princesa.

Leia mais:
» Introdução
» Princesa de agenda cheia
» Família real engajada
» Sobrenome não impediu rejeição
» A reação do príncipe

Lais Mendes Pimentel / BBC Brasil

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade