Como pode ser feita a interrupção da menstruação?
Por pílulas de baixa dosagem, com dois ou um hormônio só. A mulher fica tomando sem parar. Nos Estados Unidos e na Europa já tem pílula que a mulher toma e sangra uma vez a cada três meses. Outra alternativa são os anéis vaginais, que você pode colocar semanalmente e vai substituindo. Assim, a mulher sangra quando quiser.
Tem ainda a opção de não parar de tomar a pílula. Quem toma a pílula, não menstrua. Quem toma a pílula sangra porque quer. Porque pára a pílula. Essa coisa de tomar pílula três semanas e parar foi feito para a mulher imaginar que está ciclando. Mas não tem ciclo nenhum ali.
A menstruação, por definição, depende da ovulação. Se você tira a ovulação, você não tem menstruação. Tem um sangramento por privação de hormônio. Tira o hormônio e você sangra. Isso aí resulta num ciclo falso. Se você quisesse, tomava pílula todo dia.
Mas isso não é prejudicial?Isso de tirar a pílula para provocar o sangramento foi para ajudar na aceitação da pílula por parte do público. Se não houvesse esse ciclo falso, a pessoa ia achar que está grávida, a mulher achava que tirar a menstruação ia fazer mal.
A gente está num trabalho de conscientização há tantos anos e mesmo assim é difícil fazer as pessoas entenderem que o ciclar é que é contra a natureza. A natureza não fez você para ciclar 400 vezes. A natureza fez o ciclo para que você pudesse engravidar.
A natureza não está nem aí pra você. Se a mulher tiver cinco filhos de parto vaginal, a bexiga caiu e aos quarenta anos faz xixi na calça porque a bexiga caiu. Você que se adapte. A natureza não está preocupada com o teu corpo. Ela está preocupada com a perpetuação da espécie.
Esse fluxo da natureza é muito agressivo. A gente tem uma visão da natureza muito poética e muito lírica. Mas é uma visão ingênua. É um ilusionismo achar que a natureza é bela. O mar é lindo, mas fica lá pra você ver. Ele te leva embora.
Essa visão de que a natureza é benigna e a sociedade é maligna é uma visão ingênua..