TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Qualidade de Vida
Guia de Doenças
Beleza & Estética
Utilidade pública
Emergência
Saúde da Mulher
Sexo
Odontologia

Fórum
Fale conosco
Busca em saúde  
Assine a newsletter
Chat
 

BOA FORMA
Tudo o que não adianta fazer para entrar em forma

É prudente não ter pressa para perder o peso acumulado. Os especialistas são unânimes: ninguém engorda porque comeu demais em um dia, mas dos excessos cometidos ao longo de um período. Dietas muito radicais, que preconizam jejuns e até mesmo menos de mil calorias diárias, são perigosas e enganosas. Desconfie. Se uma pessoa perde, por exemplo, 7 quilos em uma semana, grande quantidade disso consiste em água e músculos. Com a restrição alimentar, o organismo busca as reservas de proteínas, diminuindo a massa muscular. O peso, na balança, é menor, mas a pessoa pode ter, proporcionalmente, maior quantidade de gordura - mais leve do que os músculos.

É por isso que o ideal é avaliar a composição corporal por meio de medidas capazes de indicar quantidade de músculos e de gorduras. É melhor ter cuidado para avaliar os dados da balança. "O importante é a reeducação alimentar", diz Antonio Herbert Lancha Júnior. Os compostos alimentares como shakes não substituem os alimentos. O uso de medicamentos que reduzem o apetite deve ser criterioso. Sabe-se que podem causar dependência química e até mesmo psicológica.

Outra recomendação dos especialistas é que a lipoaspiração não deve ser usada como técnica de emagrecimento. Se a pessoa não fizer exercícios nem dieta alimentar, a gordura volta. É preciso ser cuidadoso para utilizar o recurso, analisando a relação custo-benefício. Afinal, trata-se de uma cirurgia.

O aumento do consumo de gordura, indicado em algumas dietas para emagrecimento, não tem , pelo menos até agora, fundamento científico. Sabe-se apenas dos males causados pelo excesso de lipídios, como doenças coronarianas.

Cortar o carboidrato é outra tese que não encontra ressonância entre os especialistas da boa forma. São fontes de energia e quando estão em pequena quantidade, processos metabólicos buscam a glicose na proteína, substância importante para os tecidos do corpo. Ocorre uma diminuição nas reservas de proteína, podendo causar perda de músculo. Além disso, ele é como a chama que queima a gordura no metabolismo. Quem tem atividade física precisa de carboidrato. Isso não significa encarar um macarrão com molho quatro queijos, mas um molho ao sugo sem óleo pode matar a vontade da massa e ainda ajudar a emagrecer.

LEIA TAMBÉM:
» Fique em forma para o verão
» Aprenda a perder peso sem esquecer a saúde
» Começar a fazer exercícios deve ser um processo gradativo
» Alimentação saudável é a base da boa saúde

Agência Estado

Volta

 
Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A..
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 Tira-dúvidas
 Meu Prontuário
 Testes
 Dicionário Médico
 
BOA SAÚDE
Informação sobre saúde que todos entendem
MEDINFO
Tire suas dúvidas
com especialistas
MEDICINAL
Prontuário médico online e dicas
MEU BEBÊ
Comunidade de gestantes
SAÚDE DA MULHER
Especial da ISTOÉ sobre a saúde feminina
SAÚDEWEB
Guia completo de médicos e hospitais
SPA VIRTUAL Emagreça orientado por profissionais
PLÁSTICA & BELEZA Dicas para manter a saúde e a beleza
GUIA DO HOMEM
Tudo sobre a beleza e a vaidade masculina