TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Qualidade de Vida
Guia de Doenças
Beleza & Estética
Utilidade pública
Emergência
Saúde da Mulher
Sexo
Odontologia

Fórum
Fale conosco
Busca em saúde  
Assine a newsletter
Chat
 

NUTRIÇÃO
Alimentação saudável é a base da boa saúde

Os especialistas são unânimes, uma vida saudável é resultado de uma constante conduta preventiva. A boa alimentação, por exemplo é essencial desde os primeiros anos. A visita ao médico com alguma regularidade após os 40 anos, ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos, evitar vícios como o fumo e o álcool são algumas dicas básicas acordadas entre os profissionais da área médica.

Todo mundo sabe que a alimentação é a base de tudo, especialmente quando o assunto é saúde. No entanto, manter diariamente uma dieta balanceada e preventiva não é tão simples como pode parecer. A nutricionista Lara Natacci Cunha lembra que um estudo realizado no ano passado revelou que mesmo as pessoas que vivem em países desenvolvidos, normalmente, não ingerem o mínimo recomendado de micronutrientes (vitaminas e minerais) em suas dietas, apesar da variedade de alimentos disponíveis nestas regiões. "Mais alarmante, a dieta nestes países falha também em providenciar ingestão adequada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), além dos micronutrientes", observa.

Além dos macronutrientes, as 13 vitaminas e 17 minerais na manutenção da saúde, alguns componentes que verificamos naturalmente nas plantas (chamados fitoquímicos) estão merecendo cada vez mais atenção dos pesquisadores, que procuram estabelecer uma relação entre a dieta alimentar e as doenças. Lara explica que os fitoquímicos (do grego phyto, que significa planta) são diferentes das vitaminas e minerais por não conterem valor nutricional. "Alguns desses componentes têm sido utilizados a séculos como base para medicamentos. Têm também funções antioxidantes, por protegerem as células da oxidação e da ação dos radicais livres. Eles foram reconhecidos apenas recentemente como poderosos agentes que oferecem proteção às doenças", verifica.

FITOQUÍMICOS E CÂNCER
Já na década de 70, pesquisadores concluíram que uma dieta ideal preventiva contra o câncer, devia conter várias porções de frutas e vegetais. "Outros acharam efeitos protetores em alguns tipos de alimentos provenientes de plantas, como nozes, grãos e sementes. Mas a maior evidência sugere que o fato de que comer muitas frutas e vegetais pode diminuir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres", destaca. Alguns cientistas, completa, concluíram que substâncias encontradas em cerejas diminuíram tumores pancreáticos em animais de laboratório, e outras encontradas na pele de frutas cítricas bloquearam o desenvolvimento de tumores de mamas e ainda reduziram outros tumores em animais de laboratório.

Na Universidade de Harvard uma pesquisa concluiu que uma boa ingestão de vegetais crucíferos, como brócolis e repolho, pode reduzir o aparecimento câncer de bexiga em homens. Já o levantamento feito pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer (World Cancer Research Fund) e publicado no British Medical Journal, ressalta Lara, concluiu que dietas ricas em frutas e vegetais e limitadas em carne são protetoras contra câncer de mama, próstata, intestino e outros tipos de cânceres.

Recentemente, constatou-se também que uma dieta rica em frutas e vegetais resultam em um menor risco de doença cardiovascular. "De acordo com uma revisão de pesquisas da Associação Americana do Coração (American Heart Association), três classes de componentes de frutas e vegetais (esteróides, flavonóides e componentes sulfurados) são significativos em reduzir os riscos de arteriosclerose. Esteróides são um grupo de lipídeos (gorduras) encontrados no organismo. O mais comum é o colesterol parte essencial da membrana celular. Ele é tão importante que o organismo o fabrica."

O colesterol pode também, segundo alguns especialistas, estar associado ao desenvolvimento da arteriosclerose, a causa de ataques cardíacos e enfarte. "A arteriosclerose também contribui para uma pressão arterial elevada e impotência sexual. Os esteróides provenientes de plantas e o colesterol proveniente de carnes vermelhas e gorduras saturadas competem pela absorção durante a digestão. Uma grande quantidade de esteróides de plantas diminui a absorção do colesterol proveniente de carnes e gorduras saturadas, e por isso têm efeito protetor", anuncia.

A obesidade também deve ser controlada, uma vez que é fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, doença cardiovascular e diabetes não insulino-dependente.

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS
Lara informa que seis organizações americanas de saúde - American Health Association, American Cancer Institute, American Dietetic Association, American Academy of Pediatrics, National Institute of Health e American Society for Clinical Nutrition - revisaram e publicaram, no ano passado, recomendações dietéticas para a prevenção de doenças. Veja abaixo:

  • Associar a alimentação com atividade física. Manter ou regular o peso;
  • Escolher uma dieta com muitos grãos, vegetais e frutas;
  • Escolher uma dieta pobre em gorduras, gorduras saturadas e colesterol;
  • Moderar o consumo de açúcar;
  • Moderar o consumo de sal e sódio;
  • Se beber, beba com moderação.

    Agência Estado

    Volta

  •  
    Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A..
    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
     Tira-dúvidas
     Meu Prontuário
     Testes
     Dicionário Médico
     
    BOA SAÚDE
    Informação sobre saúde que todos entendem
    MEDINFO
    Tire suas dúvidas
    com especialistas
    MEDICINAL
    Prontuário médico online e dicas
    MEU BEBÊ
    Comunidade de gestantes
    SAÚDE DA MULHER
    Especial da ISTOÉ sobre a saúde feminina
    SAÚDEWEB
    Guia completo de médicos e hospitais
    SPA VIRTUAL Emagreça orientado por profissionais
    PLÁSTICA & BELEZA Dicas para manter a saúde e a beleza
    GUIA DO HOMEM
    Tudo sobre a beleza e a vaidade masculina