TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Qualidade de Vida
Guia de Doenças
Beleza & Estética
Utilidade pública
Emergência
Saúde da Mulher
Sexo
Odontologia

Fórum
Fale conosco
Busca em saúde  
Assine a newsletter
Chat
 

BOA FORMA
Fique em forma para o verão
O verão se aproxima e, com ele, a vontade de perder os quilinhos extras. Para equilibrar a balança, basta bom senso e uma fórmula simples: peso é igual à ingestão de calorias menos o gasto

Deu praia. É hora de enfrentar a desagradável conseqüência do inverno: quilos a mais. O problema é matemático: peso é igual à ingestão de calorias menos o gasto. Isso significa que para equilibrar essa conta - e a balança - não existe fórmula mágica. É preciso comer menos e eliminar o excesso com exercícios e bom senso. Isso significa ficar longe das dietas da água, da lua, daquela em que só se come proteína, da melancia às quartas-feiras e coisas parecidas.

Dicas para perder peso

  • Substitua refrigerantes por sucos ou água

  • Evite bebidas alcoólicas: por serem calóricas, o corpo queima esta energia, mas armazena os alimentos ingeridos na forma de gordura

  • Coma devagar, mastigando bem

  • Não se alimente assistindo à TV ou lendo
  • Não passe mais do que quatro horas sem comer - os alimentos certos

  • Evite frituras, maioneses, molhos à base de creme de leite, chocolates, cafés e doces

  • Não saia por aí comendo doces diet pensando que eles não engordam. Produtos diet são feitos só para diabéticos e costumam ter mais gorduras até do que alimentos normais. A opção para quem quer emagrecer são os produtos light

  • Se tiver de sair da dieta para comer alimentos calóricos escolha um dia só da semana e coma sem culpa. Depois, volte para a dieta.
  • O nutricionista e professor de educação física da USP Antônio Herbert Lancha Júnior diz que é possível melhorar a forma física - e a saúde - com uma hora de atividade física, três vezes por semana, aliada a uma dieta de 1.300 calorias. "As pessoas precisam reservar um tempo do dia a elas mesmas, uma espécie de momento de egoísmo." A matemática corporal não é uma ciência tão exata, porque as pessoas têm metabolismos diferentes. Eles variam também de acordo com a idade, o sexo e a quantidade de atividade física. Mas Lancha diz que é possível perder até 10 quilos ao longo de 12 semanas.

    Antes de tudo, é preciso consultar um médico para submeter-se a uma série de exames, que inclui não só análises sanguíneas, mas eletrocardiograma. "Se não houver restrição médica, a pessoa pode começar a ter uma atitude mais ativa no dia-a-dia", diz Lancha.

    Mudança de hábitos - Um bom começo é abandonar alguns dos confortos da vida moderna: estacionar o carro mais longe, evitar o uso de elevadores e escadas rolantes e até mesmo de automóvel quando possível. Depois, é preciso ter disciplina para garantir a regularidade dos exercícios físicos. "Só assim é possível obter bons resultados."

    Segundo Lancha, uma mulher de 70 quilos e 1,60 metro de altura pode perder 9,8 quilos em 12 semanas - por volta da segunda quinzena de janeiro. "Isso significaria 800 gramas por semana, valor considerado saudável." Um homem, que tem mais massa muscular, de 80 quilos e 1,70 metro, pode reduzir seu peso em até 14 quilos em três meses.

    É preciso suar a camisa
    Para chegar a esses resultados, é preciso suar a camisa e evitar muitos dos prazeres da mesa. A receita de Lancha começa com uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, inicialmente, de 3 quilômetros. Depois de 15 dias, o atleta iniciante já pode aumentar suas passadas e percorrer, no mesmo período de tempo, 5 quilômetros.

    "Já comecei o projeto verão 2001", diz o estudante Alexandre Poppi, de 24 anos, que quer ganhar músculos. "Agora preciso diminuir a quantidade de comida." Cuidar da qualidade da alimentação é fundamental para o emagrecimento. "A dieta equilibrada, para quem não tem restrições médicas, significa a ingestão de 65% de carboidratos, 20% de gordura e 15% de proteína", diz o biólogo Luiz Fernando Rosa, coordenador do Laboratório de Metabolismo da USP.

    Fritura e doce já não fazem parte do cardápio de Regina Toledo, de 23 anos. "Estava nadando, mas agora resolvi melhorar meu condicionamento físico e perder umas gordurinhas." Ela faz duas horas diárias de ginástica na academia.

    Quem quer emagrecer precisa comer mais vezes durante o dia e jamais pular o almoço ou o jantar, achando que assim vai queimar mais gorduras mais depressa. "Aumentar o número de refeições de três para cinco vezes ao dia, sendo que o espaço entre elas não deve ultrapassar quatro horas", explica Reinaldo Abunasser Bassit, nutricionista e professor de educação física da USP. Assim, a pessoa come menos em cada uma delas e ainda interfere no metabolismo da insulina. Cada vez que se come, libera-se insulina, hormônio encarregado de armazenar o alimento ingerido.

    Quando alguém fica muito tempo sem se alimentar, em geral, come mais na refeição que fizer, tendo uma liberação de insulina grande e, consequentemente, o armazenamento dos alimentos também é maior. O consumo de três litros de água por dia é importante para o emagrecimento. "A água ajuda na quebra da gordura, além de ser a via de transporte de nutrientes", diz Lancha. Manter uma garrafa de água próxima ou beber um copo a cada hora pode ajudar a manter o nível de água no corpo.

    "Esta época do ano significa um aumento de 15% nas academias", diz Richard Bilton, um dos donos da Companhia Athlética. De acordo com o empresário, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e seu negócio está cada vez mais forte: suas academias só fecham nos feriados e sempre estão cheias, mesmo durante as férias.

    Outra dica dos especialistas: não adianta ter pressa e querer tirar o atraso. O melhor é equilibrar as quantidades de gordura e de músculos, aumentando o fôlego para ganhar mais qualidade de vida.

    LEIA TAMBÉM:
    » Tudo o que não adianta fazer para entrar em forma
    » Aprenda a perder peso sem esquecer a saúde
    » Começar a fazer exercícios deve ser um processo gradativo
    » Alimentação saudável é a base da boa saúde

    Agência Estado

    Volta

     
    Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A..
    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
     Tira-dúvidas
     Meu Prontuário
     Testes
     Dicionário Médico
     
    BOA SAÚDE
    Informação sobre saúde que todos entendem
    MEDINFO
    Tire suas dúvidas
    com especialistas
    MEDICINAL
    Prontuário médico online e dicas
    MEU BEBÊ
    Comunidade de gestantes
    SAÚDE DA MULHER
    Especial da ISTOÉ sobre a saúde feminina
    SAÚDEWEB
    Guia completo de médicos e hospitais
    SPA VIRTUAL Emagreça orientado por profissionais
    PLÁSTICA & BELEZA Dicas para manter a saúde e a beleza
    GUIA DO HOMEM
    Tudo sobre a beleza e a vaidade masculina