Vida e Saúde Boa Forma Alimentação Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Alimentação Saudável
  COLUNA
Por que o colesterol faz mal?

Leia mais
» Conheça os alimentos gordurosos
» Papel da gordura no organismo
» Tipos de gorduras
» Entenda melhor o colesterol
» Por que o colesterol faz mal?

Veja também:
» A obesidade prejudica a saúde
» Tabela de Calorias
» Você entende de alimentação?
» Calcule seu peso ideal
» Receitas com baixo colesterol
» Diminua naturalmente o colesterol
» Gorduras: quais as boas?
» Como reduzir o colesterol

Notícias recentes:
» Inclua amêndoas na dieta e reduza seu colesterol
» Exercício moderado potencializa dieta para reduzir colesterol
» Dose baixa de composto de óleos vegetais reduz colesterol

» Conheça a nutricionista

O grande consumo de colesterol eleva os riscos de uma pessoa ter doenças do coração (que podem levar ao infarto), derrame cerebral e outros problemas circulatórios, como trombose. Isto acontece porque essas doenças são causadas por aterosclerose: estreitamento ou entupimento das artérias por acúmulo de substâncias gordurosas.

Para evitar a aterosclerose, as pessoas devem limitar o consumo de substâncias que contenham colesterol. Mas não basta cortar a gordura, é preciso manter uma dieta de baixa caloria, porque todo nutriente em excesso é transformado em gordura dentro do corpo.

Os sintomas do colesterol alto só são percebidos quando começam as complicações. Por isso, é importante monitorar sempre os níveis de colesterol através de exames de sangue.

São as lipoproteínas que transportam o colesterol dentro do corpo. Elas são de dois tipos. Um é o chamado "colesterol ruim", que causa o entupimento das artérias. Outro é o "colesterol bom", que ajuda a evitar esse processo.

  • LDL e VLDL (lipoproteínas de baixa e muito baixa densidade), ou "colesterol ruim": contêm os maiores componentes de gordura. As LDL têm normalmente de 60 a 80% do colesterol total. Elas ajudam a carregar o colesterol para dentro do tecido arterial e são as responsáveis pelo estreitamento e entupimento das artérias.

  • HDL (lipoproteínas de alta densidade) ou "colesterol bom": contém a menor quantidade de colesterol e podem proteger as artérias de duas maneiras: levando o colesterol para longe da parede arterial, a fim de ser transformado em bile no fígado e excretado pelo intestino, e competindo com o LDL para ingressar nas células da parede arterial.

    Alessandra Caviglia

    » Confira outras colunas e respostas já publicadas

  • volta | mais artigos de Boa Forma
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade