Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  OBESIDADE
O excesso de gordura prejudica a saúde

Obesidade
» Introdução
» Problemas cardiovasculares
» Problemas ortopédicos
» Problemas obstétricos
Veja também:
» Calcule seu IMC
» Por que é tão fácil engordar?
» Fome ou vontade de comer?
Cada vez mais freqüente em quase todas as partes do mundo, a obesidade já é considerada uma epidemia. Dados publicados no Journal of the American Medical Association indicam que 56% dos norte-americanos estão acima do peso, e 19,8% são considerados obesos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 32% da população está com sobrepeso, enquanto 8% já sofre de obesidade.

Mas qual é o prejuízo causado pelo excesso de peso para a saúde? Basicamente, nosso corpo não está preparado para suportar um volume muito grande de peso e de gordura. Por isso, quando engordamos muito, exigimos demais do corpo inteiro: dos órgãos internos, dos vasos sangüíneos, da pele e até do esqueleto.

Mas, evidentemente, o sobrepeso tem graus diferentes. Segundo o médico Otávio Gebara, do Hopsital Santa Paula (SP), para fazer a classificação correta, não adianta olhar apenas no espelho. Deve-se encontrar, para cada indivíduo, o IMC (Índice de Massa Corpórea), obtido quando se divide o peso pela altura ao quadrado (IMC= peso/ altura2). Se o IMC de uma pessoa for igual ou maior a 25, ela está com sobrepeso; caso seja maior ou igual a 30, ela está sofrendo de obesidade (Calcule o seu IMC).

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade