Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  OBESIDADE
O excesso de peso faz mal ao coração e ao sistema circulatório

Obesidade
» Introdução
» Problemas cardiovasculares
» Problemas ortopédicos
» Problemas obstétricos
Veja também:
» Calcule seu IMC
» Por que é tão fácil engordar?
» Fome ou vontade de comer?
De acordo com o Consenso Latino-Americano para o Tratamento da Obesidade, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano na América Latina devido a doenças relacionadas à obesidade, que já passa a ser considerada uma epidemia.

Para o médico Otávio Gebara, cardiologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo, "a urgência no tratamento da obesidade dá-se pelo alto risco de surgirem eventos cardiovasculares, como enfartes ou derrames". O médico acrescenta que, além disso, a pressão arterial também é prejudicada pela obesidade, sendo necessária a redução do excesso de peso, acompanhada de restrição de sal e pela prática de exercícios físicos regulares".

Kasuo Miyake, cirurgião vascular paulista, também aponta a obesidade como um fator desencadeador das varizes, provocando dores e inchaço nas pernas. "O ganho excessivo de peso é responsável pelo aumento da pressão abdominal, dificultando o retorno venoso. Além disso, há uma sobrecarga do sistema linfático e da musculatura da perna. O tratamento de varizes, portanto, inclui a recomendação de uma dieta alimentar", avalia o cirurgião.

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade