Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  COLESTEROL
Exercício moderado potencializa dieta para reduzir colesterol

A prática de apenas 30 minutos de exercícios moderados por dia ajudou pacientes cardíacos sob dieta pobre em gordura a diminuir os níveis de colesterol no sangue, mostrou um novo estudo. A pesquisa é mais uma das que confirmam os benefícios que a atividade física proporciona à saúde.

No início do trabalho, que envolveu 21 homens e 6 mulheres com doenças cardíacas, todos os participantes seguiam uma dieta para reduzir o colesterol que incluía o consumo de menos de 200 miligramas (mg) de colesterol por dia e a obtenção de menos de 7% das calorias a partir de gorduras saturadas. Mais da metade dos participantes tomava medicamentos para diminuir o colesterol. Eles não mudaram a dose durante os seis meses de estudo.

Cada participante foi orientado a manter a dieta pobre em gordura e a começar a praticar todos os dias exercícios por um período de 30 a 60 minutos, de três a seis vezes por semana. O programa de exercícios incluía atividades físicas moderadas -- caminhada rápida, corrida leve e bicicleta -, de acordo com a pesquisa, que foi publicada no American Journal of Cardiology.

Seis meses mais tarde, 89% dos pacientes haviam conseguido baixar o LDL (o colesterol "ruim") a níveis aceitáveis, informou a equipe, que foi coordenada por Francine K. Welty, do Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Boston (Massachusetts). Os participantes praticaram, em média, 30 minutos de atividades físicas por dia.

Para pessoas com doenças cardíacas e níveis de LDL entre 100 e 129 miligramas por decilitro (mg/dL) de sangue, o tratamento com remédios para reduzir o colesterol é opcional. No entanto, quando a taxa de LDL atinge 130 mg/dL, a terapia com drogas normalmente é recomendada. Dos dez participantes do estudo que inicialmente apresentavam níveis de LDL superiores a 130 mg/dL, quatro conseguiram baixar a taxa de LDL para 125 mg/dL ou menos. Em três casos, os níveis caíram para 100 mg/dL ou menos.

Após seis meses de atividade física, os pacientes também apresentaram uma redução moderada na taxa de triglicerídios, outro tipo de gordura sanguínea associada às doenças cardíacas. A pressão sanguínea também diminuiu, mas o HDL, a forma benéfica do colesterol, não baixou.

"Nossos resultados mostram que a prática de exercícios associada à perda de peso é eficaz para os pacientes cardíacos com taxa de colesterol entre 100 e 129 mg/dL alcançarem os níveis de colesterol LDL desejados", concluiu a equipe de Welty. Os pesquisadores ressaltaram que a perda de peso - e não apenas a adoção de uma dieta pobre em gordura - é importante para diminuir os níveis de LDL. No estudo, constatou-se que a quantidade de peso perdido estava associada ao declínio dos níveis de LDL.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade