Vida e Saúde Boa Forma Alimentação Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Alimentação Saudável
  COLUNA
Saiba qual o papel da gordura no organismo

Leia mais
» Conheça os alimentos gordurosos
» Papel da gordura no organismo
» Tipos de gorduras
» Entenda melhor o colesterol
» Por que o colesterol faz mal?

Veja também:
» A obesidade prejudica a saúde
» Tabela de Calorias
» Você entende de alimentação?
» Calcule seu peso ideal
» Receitas com baixo colesterol
» Diminua naturalmente o colesterol
» Gorduras: quais as boas?
» Como reduzir o colesterol

Notícias recentes:
» Inclua amêndoas na dieta e reduza seu colesterol
» Exercício moderado potencializa dieta para reduzir colesterol
» Dose baixa de composto de óleos vegetais reduz colesterol

» Conheça a nutricionista

  • Fonte e reserva de energia:
    A gordura constitui o combustível celular ideal, pois cada molécula carrega grandes quantidades de energia. Além disso, a gordura é transportada e armazenada facilmente e transformada prontamente em energia.

    A maior parte da gordura do corpo fica disponível para a produção de energia, especialmente durante o exercício prolongado. Os nutrientes em excesso, que não as gorduras, são transformados prontamente em gordura para ser armazenados. Dessa forma, a gordura funciona como principal depósito do excesso de energia alimentar.

    À semelhança do que ocorre com os carboidratos, a utilização de gorduras como combustível poupa proteína para suas importantes funções de síntese e reparo dos tecidos (se falta gordura e carboidrato, o corpo usa a proteína para produzir energia, causando uma redução da massa muscular magra).

  • Proteção e isolamento:
    A gordura funciona como escudo protetor contra o traumatismo dos órgãos vitais tipo coração, fígado, rins, baço, cérebro e medula espinhal. Até 4% da gordura corporal total desempenha essa função. A gordura corporal localizada nos depósitos de armazenamento imediatamente abaixo da pele desempenham uma função importante de isolamento térmico, determinando a capacidade das pessoas de tolerar os extremos de exposição ao frio.

  • Transportador de vitaminas: A gordura dietética funciona como meio de transporte para quatro vitaminas lipossolúveis - vitaminas A, D, E e K. Assim sendo, a eliminação ou a redução significativa da gordura da dieta pode resultar num menor nível dessas vitaminas, o que finalmente pode acarretar uma hipovitaminose.

  • Depressor da fome: As gorduras retardam o tempo de saída dos alimentos do estômago (esvaziamento gástrico) e por isso contribuem para a sensação de saciedade após a alimentação. Devem ser evitados nas refeições que antecedem os treinos e as competições.

    Alessandra Caviglia

    » Confira outras colunas e respostas já publicadas

  • volta | mais artigos de Boa Forma
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade