PUBLICIDADE

No primeiro dia do Fórum de Manaus, Rio+20 marca discussões

22 mar 2012 - 20h44
(atualizado em 24/3/2012 às 16h41)
Compartilhar
Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Manaus

O primeiro dia do Fórum de Sustentabilidade de Manaus, nesta quinta-feira, foi marcado pela discussão sobre a conferência do Rio+20, que será realizada em junho no País. De políticos a ativistas, o assunto permeou a abertura da terceira edição do fórum.

"Não perguntaram para a gente (povo da região amazônica) o que esperamos do encontro", disse nesta quinta-feira o governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz. "Esperamos uma reunião feita de baixo para cima, não adianta discutir o assunto dentro de uma sala com ar condicionado."

O diretor-executivo da Conferência Rio+20 Brice Lalonde afirmou que o Brasil deve assumir o papel de líder global na área de meio ambiente. Segundo Lalonde, este é o momento de o Brasil se tornar líder para os próximos anos.

Já a ex-premiê norueguesa Gro Harlem Brundtland disse que o encontro é "uma grande responsabilidade". "A agenda é muito ampla e todos os países estão trabalhando fortemente em relação à mudança climática", afirmou. Gro também participará do Rio+20, que será realizado pelas Nações Unidas entre os dias 13 e 22 de junho.

O Fórum Mundial de Manaus é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.

O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus
O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus
Foto: Eduardo Lopes / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade