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SOS Rio Grande do Sul: quem tem direito a Pix, qual valor e mais

Entenda regras para repasse de R$ 2 mil que deverá ser feito a famílias afetadas pelas enchentes no estado

13 mai 2024 - 18h34
(atualizado às 18h53)
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SOS Rio Grande do Sul: quem tem direito a PIX, qual valor e mais
SOS Rio Grande do Sul: quem tem direito a PIX, qual valor e mais
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou nesta segunda-feira, 13, os critérios para as famílias afetadas pelas enchentes no estado receberem o Pix SOS Rio Grande do Sul.

O repasse será de R$ 2 mil por família desabrigada ou desalojada. O valor foi definido pelo Comitê Gestor dos valores doados pelo Pix SOS Rio Grande do Sul, que recebeu R$ 93.474 milhões em doações.

A expectativa é que ao menos 45 mil famílias sejam atendidas. 

Quais famílias têm direito ao benefício?

  • Desabrigadas ou desalojadas como consequência do evento climático ou, ainda, que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas, mas já retornaram para suas casas;
  • Inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
  • Que não tenham sido contempladas pelo programa Volta por Cima;  
  • Com renda familiar de até três salários mínimos.

 Qual o valor a ser recebido?

  • R$ 2 mil. Se houver saldo disponível depois de todos os pagamentos, poderá ser depositado um valor extra.

O responsável pela família irá receber o cartão SOS Rio Grande do Sul, emitido pela Caixa com apoio institucional do governo estadual. O valor do benefício já estará creditado e poderá ser sacado nas agências ou em pontos de atendimento da Caixa.

A entrega dos cartões para quem teve documentos extraviados nas enchentes será realizada conforme a biometria facial, para evitar a necessidade de solicitação da segunda via dos documentos.

Cadastramento e critério de distribuição

O critério de distribuição começará pelas áreas mais afetadas que já tenham condições de iniciar o processo de recuperação e reconstrução. Para isso, o Departamento de Economia e Estatística (DEE) irá identificar quais municípios atendem ao requisito, a partir de mapeamento da área afetada pelas enchentes.

Já o cadastramento será realizado diretamente nos municípios, conduzido por uma equipe multissetorial, composta por representantes do governo estadual e das entidades parceiras. Ainda nessa fase, o governo do Estado também planeja lançar uma plataforma virtual de cadastramento, para agilizar o processo.

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Fonte: Redação Terra
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