Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Semanas antes da COP30, apenas 64 países apresentaram novas promessas para diminuir emissão de carbono

Reunião sobre o meio ambiente acontece em novembro no Brasil

29 out 2025 - 10h57
(atualizado em 30/10/2025 às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Apenas 64 países que participarão da COP30 — em Belém, no Brasil — anunciaram novos planos para diminuir a emissão de carbono, segundo a Organização das Nações Unidas (via BBC).

Segundo a organização, mesmo que esses planos consigam ser executados nos países que apresentaram novas promessas, o mundo não conseguiria evitar que as temperaturas aumentem nos próximos anos (1,5ºC), que pode significar um ponto sem volta para o planeta.

Ainda nisso, a projeção da ONU mostra um progresso na redução das emissões de carbono na próxima década, mas a queda projetada não é suficiente para impedir que as temperaturas ultrapassem essa meta global.

Desde o Acordo de Paris em 2015, todos os países que o assinaram deveriam apresentar novas metas a cada 5 anos, que iria guiar o que faria cada um ao longo da década. Mas apenas 64 países conseguiram implementar um novo compromisso este ano, apesar de várias prorrogações do prazo. Estes representam cerca de 30% das emissões globais.

Para que essa meta seja alcançada, serão necessárias reduções drásticas nas emissões de gases de efeito estufa, de até 57% até 2035, segundo a ONU.

Capa da matéria: Getty Images/Ignacio Palacios

Veja mais

Matérias relacionadas

Água: o direito humano que ainda não chega a todos e os desafios enfrentados pela organização que luta para garanti-la

Custa menos de R$ 100 mil para construir e pode resistir a terremotos de magnitude 7.8: casas de bambu podem ser a chave para proteger a população de grandes catástrofes

Tarde demais? Cientistas alertam que o planeta está prestes a ultrapassar limites climáticos irreversíveis

África está se desintegrando: medições mostram a rapidez com que o continente está se dividindo - e um novo oceano está crescendo

Floresta tropical na Austrália é a primeira do mundo a emitir dióxido de carbono no ar, enviando um alerta para cientistas e políticos semanas antes da COP30

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade